Diego Verticchio   |   15/07/2014 17:19

Brasil não está preparado para turismo de camping

Segundo a Secretaria de Turismo do Rio já há seis áreas mapeadas para campings e motohome no Estado, sendo uma em Búzios e outras cinco dentro de parques estaduais. Na cidade do Rio só há uma área específica, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade e depois da Barra da Tijuca

Além de trazer milhares de turistas estrangeiros ao Rio de Janeiro, a final entre Argentina e Alemanha mostrou que a cidade tem hotéis suficientes para atender a demanda de um grande evento, mas não conta com uma estrutura para receber turistas de países vizinhos que vêm de carro e ficam em campings ou motorhome. Para a secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro isso ficou claro na final, quando milhares de argentinos vieram à capital fluminense e não tinham local para pararem seus carros.

“Isso não foi pensado pelo governo federal. E o governo sentiu na pele no jogo da Argentina em Porto Alegre. Quando eles se classificaram para a final corremos para criar espaços temporários para que esse tipo de turista pudesse ficar de forma segura”, afirmou o secretário Cláudio Magnavita. Na cidade, o Sambódromo e a Praça Onze foram os locais escolhidos para receber estes turistas, com o Teatro Popular, em Niterói, ficando de sobreaviso caso precisassem de um novo espaço.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), George Irmes, defendeu a criação de espaços para turistas com motorhome ou que pretendem ficar em campings, lembrando que isso já é uma tendência na Europa, Estados Unidos ou Austrália, mas foi enfático em falar que precisa ser feita de forma organizada. A mesma opinião tem o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo Receptivo (Bito), apesar de achar que por não ser uma prática natural dos brasileiros, esta atividade não terá futuro.

Segundo a Secretaria de Turismo do Rio já há seis áreas mapeadas para campings e motorhome no Estado, sendo uma em Búzios e outras cinco dentro de parques estaduais. Na cidade do Rio só há uma área específica, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade e depois da Barra da Tijuca.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS