Artur Luiz Andrade   |   03/11/2014 13:51

Turismo continuará a prosperar, segundo Euromonitor

O estudo Globan Trends Report, produzidos pela Euromonitor para a WTM Londres, e lançado nessa segunda-feira, 3, mostra, além das tendências no comportamento do consumidor de viagens, um panorama dos principais mercados.

O estudo Globan Trends Report, produzidos pela Euromonitor para a WTM Londres, e lançado nessa segunda-feira, 3, mostra, além das tendências no comportamento do consumidor de viagens, um panorama dos principais mercados.

A China, a Índia e as nações do Sudeste Asiático são os principais mercados a colaborar com o crescimento previsto de 3,4% para o PIB mundial este ano. A China experimentará uma desaceleração, mas ainda assim deve passar os EUA como maior economia do planeta, em paridade de poder de compra, ainda este ano. Brasil, Rússia e Índia seguem a China e também perderam o brilho de alguns anos atrás, com tendência de menos crescimento nos próximos anos.

As chegadas internacionais de passageiros devem crescer 4,7% este ano, sobre o 1,1 bilhão do ano passado. O turismo receptivo deve aumentar suas receitas globais e os maiores gastadores (em viagens) do planeta deverão ser a classe média e os afluentes dos países asiáticos.

As fortes performances da hotelaria na América do Norte e na região da Ásia-Pacífico lideram as vendas globais do setor, que crescem consideravelmente este ano.

Entre as companhias aéreas, as low cost continuam sendo as de maior sucesso, com seu modelo sendo copiado por várias empresas regulares.

A tecnologia móbile continua transformando o cenário do turismo, tanto em reservas quanto em serviços ao cliente e comportamento do consumidor.

As principais forças disruptivas (ou seja, que mudam o que era feito antes) destacadas pelo estudo da Euromonitor são: personalização, serviços de destinos, reservas mobile e experiências “par a par”.

Tópicos relacionados