Alex Souza   |   26/01/2015 18:15

Liminar impede compra direta de passagens pelo governo

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar na última semana impedindo o governo federal de comprar passagens aéreas diretamente

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar na última semana impedindo o governo federal de comprar passagens aéreas diretamente – e sem licitação – com as companhias de aviação. De acordo com comunicado da Abav Nacional, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região entendeu como ilegais os termos do Edital de Credenciamento 01/2014, publicado para instituir a compra direta e celebrar os ajustes contratuais com as empresas aéreas.

Consultor jurídico da Abav e blogueiro PANROTAS, Marcelo Oliveira informa que o processo continuará tramitando e poderá confirmar, ou não, a atual liminar. O presidente da associação, Antonio Azevedo, que tem neste um dos principais temas de sua gestão, avalia que a compra direta vai de encontro à Constituição Federal, à Lei Geral do Turismo e à lei que regulamenta a atividade das agências de viagens.

"Com tantas demandas que o Brasil possui, especialmente nas áreas da saúde, segurança e habitação, não faz sentido o poder executivo perder o foco e praticar desvio de função de servidores estatizando a atividade das agências de viagens”, comenta o dirigente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Alex Souza

Alex Souza tem 4664 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS