Da Redação   |   23/03/2015 22:02

Pesquisa: agências venderam 30,1% menos neste verão

A pesquisa “Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015”, realizada pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo) a pedido do Sindetur-SP

A pesquisa “Resultados da Movimentação de Viagens Organizadas na Temporada de Verão 2014-2015”, realizada pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo) a pedido do Sindetur-SP, revela que mais da metade das empresas de agenciamento turístico do Brasil (59,3%) tiveram movimentação de vendas neste verão, em média, 30,1% menor, comparada com a Temporada de Verão do ano anterior.

Entre as empresas que tiveram uma menor movimentação de vendas, uma grande parcela (30,5%) afirmou queda entre 20% e 30%. Enquanto que, para outra parcela considerável, (30%), a queda chegou a ser superior a 40%.

A alta do dólar (39,5%), o quadro econômico recessivo (25,3%) e a incerteza política do País (10,5%) são as principais justificativas para esta diminuição da movimentação de viagens na Temporada de Verão 2014-2015.

As empresas entrevistadas destacaram uma predominância da preferência dos viajantes para os destinos nacionais (51,8%) frente aos destinos internacionais (48,2%).

Entre os destinos nacionais mencionados - direta e espontaneamente - pelos entrevistados, lideram o ranking de preferência dos viajantes as cidades de Fortaleza (14%), Natal (11,9%), Rio de Janeiro (10,8%), Maceió (10%) e Salvador (7,3%), tendo como maior motivação para suas escolhas o atrativo sol e praia e, especificamente o Rio de Janeiro, outra motivação foram os negócios.

Os Estados da Bahia (16,2%), Ceará (14,4%), Rio de Janeiro (12%), Rio Grande do Norte (11,9%) e Alagoas (10,2%) são os locais onde estão localizados os destinos nacionais mais procurados pelos turistas.

Entre os principais destinos internacionais mencionados - direta e espontaneamente - pelas empresas entrevistadas na temporada de verão 2014-2015, destaque para Orlando (17,8%), Miami (13,9%), Nova York (10,4%), Paris (9,9%), Cancun (5,3%), Lisboa (5,2%) e Roma (4,3%). As principais motivações indicadas para estes destinos foram os parques temáticos em Orlando, compras em Miami e Nova York, atrativos culturais em Paris, Lisboa e Roma e sol e praia em Cancun.

Por sua vez, o país mais procurado, com amplo destaque, foi os Estados Unidos, com (47%) da preferência dos viajantes, seguido pela França (9,9%), México (5,6%), Portugal (5,6%), Argentina (5,1%) e Itália (5,1%).

Tópicos relacionados