Diego Verticchio   |   04/05/2015 14:47

Ilha Grande (RJ) estuda cobrança de taxa de preservação

Ilha Grande pode ser o próximo paraíso ecológico brasileiro a cobrar taxa de preservação ambiental. O projeto é antigo e defendido pela maioria dos moradores da Ilha, que estão vendo o turismo crescer de forma desenfreada e sem controle na região

A Ilha Grande, na Região Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, pode ser o próximo paraíso ecológico brasileiro a cobrar taxa de preservação ambiental. O projeto é antigo e defendido pela maioria dos moradores da Ilha, que estão vendo o turismo crescer de forma desenfreada e sem controle na região. O esboço do projeto, que caso seja aprovado irá cobrar dos seus visitantes uma taxa de preservação tal qual é cobrada em Fernando de Noronha, está nas mãos do governador Luiz Fernando Pezão.

O principal objetivo é o controle da chegada à Vila do Abraão, onde hoje moram 4 mil pessoas. Além da taxa de controle ambiental, o projeto prevê a instalação de catracas nos pontos de embarque em Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí e no desembarque na Vila do Abraão.

Na semana passada, o governo estadual lançou os editais para as obras de saneamento básico e urbanização da Vila do Abraão, no valor de R$ 23,7 milhões financiados pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida estadual.

Tópicos relacionados