Artur Luiz Andrade   |   02/07/2015 20:17

Com preço menor, Punta Cana passa Cancun na CVC

Entre as principais mudanças de comportamento do consumidor de viagens neste ano de crise estão, segundo a CVC, trocar o internacional pelo nacional, ficar menos dias no destino e o downgrade de categoria de hospedagem e transporte.

Entre as principais mudanças de comportamento do consumidor de viagens neste ano de crise estão, segundo a CVC, trocar o internacional pelo nacional, ficar menos dias no destino e o downgrade de categoria de hospedagem e transporte. “Temos Porto Seguro por dez vezes de R$ 59. Não viaja quem não quer”, exemplifica o presidente da CVC, Luiz Eduardo Falco.

Outro exemplo, no internacional: a troca de Cancun, mais caro, por Punta Cana, na República Dominicana, mais barato atualmente. “Historicamente Cancun vende mais, mas neste ano, o bolso está falando mais alto”. A antecedência também mudou: se no começo do ano o cliente CVC comprava com 70 dias de antecipação, no final do semestre baixou para 60 dias.

No segundo semestre a famosa relação 60%/40% do nacional com o internacional da CVC foi alterada para algo em torno de 62%/38%, por causa da busca maior pelo doméstico. No ano passado, havia sido 55%/45%, mostrando a força do internacional até então. Segundo Falco, a queda foi geral: Europa, Estados Unidos e América do Sul.

No semestre as vendas da CVC cresceram 12% e o número de passageiros 17%, com a tarifa média caindo 3%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.