Artur Luiz Andrade   |   22/07/2015 16:50

Conheça a equipe de Turismo do Sebrae Nacional

O Núcleo de Turismo e Alimentação Fora do Lar do Sebrae Nacional, que funciona dentro da Unidade de Serviços, tem uma equipe dedicada a projetos e convênios dessa indústria. A gerente adjunta de Serviços, Ana Clévia Guerreiro, conta que existem atualmente 61 projetos de Turismo no Sebrae

BRASÍLIA - O Núcleo de Turismo e Alimentação Fora do Lar do Sebrae Nacional, que funciona dentro da Unidade de Serviços, tem uma equipe dedicada a projetos e convênios dessa indústria. A gerente adjunta de Serviços, Ana Clévia Guerreiro, conta que existem atualmente 61 projetos de Turismo no Sebrae, além de convênios, como com a Abeoc, MTur, Abottc, CNTur e Abrasel.

As maiores demandas vêm do segmento de ecoturismo e aventura, onde o Brasil ainda não está tão bem organizado e desenvolvido como, por exemplo, em sol e praia ou viagens corporativas.

“O turismo está dentro de serviços pois tem correlação com diversos setores”, diz o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, José Claudio dos Santos. Segundo ele, de 2015 a 2018 o turismo tem um orçamento de cerca de R$ 100 milhões no Sebrae, para atender os 61 projetos, envolvendo 20 Estados. Nesse período, o setor de Turismo do Sebrae fará cerca de 125 mil atendimentos, que são feitos pelos Sebraes de cada Estado.

Segundo José Cláudio, o atendimento do Sebrae aos micro e pequenos empresários é fundamental para ajudá-los na implantação e nos primeiros passos de seus negócios. Em 2002, de acordo com ele, a média de pequenas empresas que sobreviviam aos dois primeiros anos era de 48%. Hoje esse índice já está em 75%.

A estimativa do Sebrae, para todos os segmentos, é chegar a 2022 com 15 milhões de micro e pequenos negócios formalizados no Brasil: 5,4 milhões de micro e pequenas empresas (hoje em 2,6 milhões), e 9,6 milhões de micro empreendedores individuais (hoje em cinco milhões).

De acordo com José Claudio dos Santos, esses micro empreendedores e micro e pequenas empresas respondem por cerca de 60% dos empregos do País, 40% da massa salarial e 27% do PIB nacional. E onde está o maior volume de novas ocupações.

Mesmo com as dificuldades atuais da economia, o Sebrae acredita no crescimento dessa formalização e coloca à disposição dos empresários soluções, ferramentas e cases de sucesso que podem ajudar nos primeiros passos e novas etapas de cada empresa. “Temos duas mil pessoas do Sebrae nas ruas buscando esses pequenos empreendedores, com foco na inovação. Inovar no negócio é a solução”, conclui o diretor do Sebrae.

EQUIPE DE TURISMO SEBRAE NACIONAL
Gerente Unidade de Atendimento Setorial Serviços – André Spínola

Gerente adjunta – Ana Clévia Guerreiro

Analistas: Geraldo Henrique da Costa – analista de Turismo; Germana Barros – analista de Alimentação Fora do Lar; Graziele Vilela – analista de Turismo; Karen Sitta – analista de Alimentação Fora do Lar; Philippe Fauguet Figueiredo – analista de Turismo; e Rosimar Martins – estagiário.

Contatos: (61) 3348-7357 ou 7764.

Veja mais fotos no álbum abaixo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.