Diego Verticchio   |   30/07/2015 09:19

Estado do Rio tenta implementar tax free no comércio

O Rio de Janeiro poderá ser o primeiro Estado do País a ter tax free (devolução parcial dos impostos embutidos nos valores da compra), prática adotada em alguns países para estimular o comércio por parte dos estrangeiros

O Rio de Janeiro poderá ser o primeiro Estado do País a ter tax free (devolução parcial dos impostos embutidos nos valores da compra), prática adotada em alguns países para estimular o comércio por parte dos estrangeiros. O modelo desejado é o mesmo adotado na Argentina e em países da Europa, como Portugal, e será feito através do ICMS.

Na prática, ao adquirir qualquer produto em um estabelecimento credenciado, o visitante estrangeiro pode receber em dinheiro gasto em impostos. “A primeira coisa que fazemos ao chegar em países com essa prática é ir nas lojas que vendem com tax free e nada mais normal do que nós aplicarmos”, afirmou o secretário Estadual de Turismo, Nilo Sergio, autor da ideia que já foi aprovada pelo governador Pezão e agora deve ser levada ao Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária.

Nilo Sergio apresentou pela primeira vez a ideia no Fornatur e a iniciativa foi bem vista pelos demais secretários estaduais de Turismo. “Quanto mais apelo dos Estados a gente tiver, mas chance temos de conseguir”, disse.

Caso seja aprovada a prática, o governo estadual irá credenciar os estabelecimentos que queiram participar.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS