Artur Luiz Andrade   |   20/08/2015 09:45

Por que o Brasil não está nos roteiros de luxo mundiais?

Durante a Virtuoso Travel Week, na semana passada, em Las Vegas, diversos destinos foram apontados como tendências ou sucesso de vendas entre os membros da rede de agências de viagens de luxo. O Brasil está fora de todas as listas

LAS VEGAS – Durante a Virtuoso Travel Week, na semana passada, em Las Vegas, diversos destinos foram apontados como tendências ou sucesso de vendas entre os membros da rede de agências de viagens de luxo. A Nicarágua foi chamada de “nova Costa Rica”, Peru, Colômbia e México já são destaque, a Ásia continua em alta, e destinos tradicionais como a Itália nunca saem de moda.

O Brasil sequer foi mencionado como destino importante no roteiro das viagens de luxo. A importância (grande) do País está no mercado consumidor de viagens de alto padrão, mas não ainda como destino-chave.

LEIA TAMBÉM
Quais os destinos mais vendidos pelas agências Virtuoso?

Para o presidente da Butterfield & Robinson, Norman Howe, há uma expectativa de o Brasil ser mais barato do que realmente é e na comparação de preço, perde para outros destinos. “As pessoas também não sabem como explorar bem o tamanho do Brasil. Ser tão grande é um impeditivo. Sabemos que as questões em relação à segurança diminuíram bastante, mas é um desafio saber o que fazer no Brasil. Amazônia? Praia? Cultura? Destino para famílias”, explica ele. Ou seja, falta um trabalho de promoção bem estruturado e produtos na prateleira.

Para o presidente da Cox & Kings para as Américas, Scott Wiseman, a eliminação de vistos para americanos faria a diferença. Hoje, ele manda poucos turistas ao Brasil, mais interessados em ver animais no Pantanal e no lado cultural do País. O Brasil precisa entrar em tendências como as viagens gastronômicas, fortes no Peru, ou espirituais, fortes na Ásia, incluindo o Japão, que está voltando com tudo ao turismo.

O Brasil também não pode esquecer como tendência as viagens em família. E estar presente com criatividade e produtos nos mercados emissores. Por fim, mostrar que tem infraestrutura e deixar bem claras suas limitações. “Sabendo o que vai encontrar, o turista explora a América Latina sem problemas”, diz David Solis, diretor da Virtuoso para as Américas.

O Portal PANROTAS viajou a convite da Virtuoso, via American Airlines, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.