Vendas domésticas substituem as internacionais na Decolar

|

PANROTAS / Emerson Souza
Alípio Camanzano analisa as mudanças de comportamento do comprador on-line diante da crise
Alípio Camanzano analisa as mudanças de comportamento do comprador on-line diante da crise
Entre janeiro e agosto deste ano, as vendas de passagens e pacotes para destinos nacionais cresceram entre 6% e 12% de participação no total de vendas da OTA Decolar.com, refletindo o aumento do turismo doméstico e a queda do internacional devido à alta do dólar e à instabilidade econômica. A Decolar analisou dados dos últimos oito meses de 2015, comparando os resultados com os índices de mesmo período no ano anterior.

“No turismo, o principal impacto de períodos de turbulências econômicas concentra-se no planejamento da viagem. Alguns brasileiros seguem sim para destinos internacionais, mas fazendo adaptações que minimizem os custos. Por exemplo, trocam voo direto por outro com escalas e tarifas mais baixas ou consideram outros roteiros internacionais, como Punta Cana, Buenos Aires e Santiago. Mas existe uma parcela de clientes que se sente mais tranquila e segura viajando dentro do próprio País, como revela o levantamento que acabamos de realizar”, comentou Alípio Camanzano, diretor da Decolar.com.

LEIA TAMBÉM
Doméstico já é 70% das vendas na CVC

A OTA destacou os índices mensais de crescimento e os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros entre os meses de janeiro e agosto de 2015.

JANEIRO
Destinos nacionais conquistam 6% dos consumidores de viagens internacionais. Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos clientes Decolar.com em janeiro de 2015 foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba.

FEVEREIRO
Sobe para 9% a migração de internacional para nacional na Decolar. Os dez destinos brasileiros mais procurados foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Campinas.

MARÇO
Destinos nacionais conquistam 12% dos consumidores de viagens internacionais, comparando-se com as vendas de passagens e pacotes efetuadas no mesmo período do ano anterior. Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos clientes foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas.

ABRIL
Destinos nacionais conquistam 10% dos consumidores de viagens internacionais. Os dez destinos brasileiros mais procurados foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas.

MAIO
Destinos nacionais conquistam 7% dos consumidores de viagens internacionais. Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos clientes Decolar.com em maio de 2015 foram, respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza Belo Horizonte, Curitiba e Natal.

JUNHO
Índice se mantém em 7%. Os dez destinos brasileiros mais procurados: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Foz do Iguaçu.

JULHO
Na alta temporada, destinos nacionais conquistam 9% dos consumidores de viagens internacionais, comparando-se com as vendas de passagens e pacotes efetuadas no mesmo período do ano anterior. Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos clientes Decolar.com em julho de 2015 foram, respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

AGOSTO
Destinos nacionais conquistam 11% dos consumidores de viagens internacionais. Os dez destinos brasileiros mais procurados foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA