Artur Luiz Andrade   |   09/09/2015 09:56

Vendas domésticas substituem as internacionais na Decolar

Entre janeiro e agosto deste ano, as vendas de passagens e pacotes para destinos nacionais cresceram entre 6% e 12%

Entre janeiro e agosto deste ano, as vendas de passagens e pacotes para destinos nacionais cresceram entre 6% e 12% de participação no total de vendas da OTA Decolar.com, refletindo o aumento do turismo doméstico e a queda do internacional devido à alta do dólar e à instabilidade econômica. A Decolar analisou dados dos últimos oito meses de 2015, comparando os resultados com os índices de mesmo período no ano anterior.

“No turismo, o principal impacto de períodos de turbulências econômicas concentra-se no planejamento da viagem. Alguns brasileiros seguem sim para destinos internacionais, mas fazendo adaptações que minimizem os custos. Por exemplo, trocam voo direto por outro com escalas e tarifas mais baixas ou consideram outros roteiros internacionais, como Punta Cana, Buenos Aires e Santiago. Mas existe uma parcela de clientes que se sente mais tranquila e segura viajando dentro do próprio País, como revela o levantamento que acabamos de realizar”, comentou Alípio Camanzano, diretor da Decolar.com.

LEIA TAMBÉM
Doméstico já é 70% das vendas na CVC

A OTA destacou os índices mensais de crescimento e os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros entre os meses de janeiro e agosto de 2015.

JANEIRO
Destinos nacionais conquistam 6% dos consumidores de viagens internacionais. Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos clientes Decolar.com em janeiro de 2015 foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba.

FEVEREIRO
Sobe para 9% a migração de internacional para nacional na Decolar. Os dez destinos brasileiros mais procurados foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Campinas.

MARÇO
Destinos nacionais conquistam 12% dos consumidores de viagens internacionais, comparando-se com as vendas de passagens e pacotes efetuadas no mesmo período do ano anterior. Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos clientes foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas.

ABRIL
Destinos nacionais conquistam 10% dos consumidores de viagens internacionais. Os dez destinos brasileiros mais procurados foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Campinas.

MAIO
Destinos nacionais conquistam 7% dos consumidores de viagens internacionais. Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos clientes Decolar.com em maio de 2015 foram, respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza Belo Horizonte, Curitiba e Natal.

JUNHO
Índice se mantém em 7%. Os dez destinos brasileiros mais procurados: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Foz do Iguaçu.

JULHO
Na alta temporada, destinos nacionais conquistam 9% dos consumidores de viagens internacionais, comparando-se com as vendas de passagens e pacotes efetuadas no mesmo período do ano anterior. Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos clientes Decolar.com em julho de 2015 foram, respectivamente: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

AGOSTO
Destinos nacionais conquistam 11% dos consumidores de viagens internacionais. Os dez destinos brasileiros mais procurados foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.