Diego Verticchio   |   04/11/2015 16:56

Rio e Minas terão trem turístico interestadual

Batizada de Trem da Terra, o equipamento turístico tem previsão para entrar em operação no primeiro semestre de 2016. A composição terá duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes

Vizinhos geograficamente, Rio e Minas se uniram para incentivar o turismo interestadual com a criação de uma linha turística para trens. Batizada de Trem da Terra, o equipamento turístico tem previsão para entrar em operação no primeiro semestre de 2016. A composição terá duas locomotivas, quatro vagões e dois carros-restaurantes.

O projeto é uma iniciativa da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, presidida por Paulo Henrique Nascimento. Segundo ele, o Trem da Terra deverá circular entre as cidades de Sapucaia e Três Rios, no Rio, e Cataguases, Recreio, Leopoldina, Chiador, Além Paraíba e Volta Grande, em Minas Gerais.

Segundo estudos feito pela Oscip, poderão ser transportados até 240 passageiros (60 em cada vagão). O passeio tem previsão de cinco horas, custará entre R$ 40 e R$ 50, e será operado, inicialmente, nos finais de semana.

TREM DA PRATA
Além do Trem da Terra, o Estado do Rio poderá ganhar um outro projeto envolvendo trem turístico. O governador Luiz Fernando Pezão autorizou estudos para retormar o antigo Trem da Prata, que por 40 anos ligou São Paulo ao Rio de Janeiro. A principio o trem faria dois circuitos: ligando Miguel Pereira, Vassouras, Paty do Alferes e Paraíba do Sul, e um segundo entre Lídice (Rio Claro) e Angra dos Reis.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS