Artur Luiz Andrade   |   11/01/2016 19:03

Advogada acha brecha para evitar imposto sobre remessa

A advogada Ana Claudia Utumi, da Tozzini Freire Advogados, em entrevista à Folha de S. Paulo, disse que há bancos que não estão cobrando os 33% de imposto sobre as remessas ao Exterior. Isso por causa do artigo 690 do decreto 3.000 de 1999, que regulamenta o imposto de renda.

A advogada Ana Claudia Utumi, da Tozzini Freire Advogados, em entrevista à Folha de S. Paulo, disse que há bancos que não estão cobrando os 33% de imposto sobre as remessas ao Exterior. Isso por causa do artigo 690 do decreto 3.000 de 1999, que regulamenta o imposto de renda. Por esse decreto as remessas para pagamento de viagens não estariam sujeitas a tributação. Diversos bancos, segundo a reportagem, já adotam essa leitura e havendo discordância com um banco específico é preciso fazer uma consulta na Receita Federal para comprovar a isenção.

Nesta terça-feira o ministro Henrique Alves, do Turismo, recebe membros do trade para dar uma nova previsão de quando a medida provisória exclusiva, que define alíquota de 6% para o imposto de renda sobre as remessas (6,38% no total), será publicada pela presidente Dilma Rousseff. A nova data, segundo apurou o Portal PANROTAS, é 18 de janeiro, mas essa previsão também já foi 11 de janeiro e final de 2015.

Algumas empresas já estão estudando alternativas caso a medida não seja assinada e o imposto de renda fique em 33%.

Leia a reportagem da Folha de S. Paulo em www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/01/1727995-remessa-ao-exterior-fica-mais-cara-com-cobranca-de-imposto-de-renda.shtml

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.