Diego Verticchio   |   28/01/2016 18:52

Cresce interesse de turistas pelo carnaval de São Paulo

Ao mesmo tempo em que há uma debandada de moradores que aproveitam a folga prolongada para viajar rumo ao litoral, interior e outros estados, há um movimento crescente de visitantes no sentido oposto

AGÊNCIA BRASIL

A cidade de São Paulo está deixando de ser exclusivamente um lugar de onde as pessoas fogem no carnaval e começa a atrair turistas interessados na programação local para o feriado. Ao mesmo tempo em que há uma debandada de moradores que aproveitam a folga prolongada para viajar rumo ao litoral, interior e outros estados, há um movimento crescente de visitantes no sentido oposto.

Os destinos de carnaval mais procurados no país continuam sendo Rio de Janeiro, Recife e Salvador, mas uma pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris) mostra que, em 2015, o número de turistas nacionais que vieram à capital paulista para assistir aos desfiles das escolas de samba aumentou 22% em relação a 2014.

A cada dia de apresentação, o Sambódromo do Anhembi recebe 30 mil pessoas, plateia com crescente número de estrangeiros. Em 2015, a vinda de turistas de outros países para o carnaval paulistano cresceu 73%, incluindo principalmente ingleses, colombianos, japoneses e norte-americanos, segundo o mesmo levantamento.

BLOCOS DE RUA
Além da festa no Sambódromo, que cresce a cada ano, o carnaval de rua de São Paulo vem ganhando força e cada vez mais adeptos, segundo a SPTuris. Até o último dia 14, a Secretaria Municipal de Cultura recebeu propostas de apresentação de 384 blocos de rua, 40% a mais que no ano passado.

Desde 2013, a prefeitura vem regulamentando esse tipo de festa e ampliou os espaços de diversão com montagem de palcos e atrações artísticas para todas as regiões da cidade. A gestão municipal também garante o bloqueios de ruas e banheiros químicos.

Além de democratizar a folia, apoiar blocos por toda a cidade é uma estratégia para descentralizar a festa na rua, tradicionalmente concentrada na Vila Madalena, na zona oeste. A presença de foliões nesse bairro, famoso pelo perfil boêmio e bares descolados, acabou incomodando os moradores.

Apesar do crescimento do turismo nessa época, o presidente do Conselho Regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Joaquim Saraiva de Almeida, diz que o movimento de visitantes em São Paulo ainda é muito inexpressivo. Ele lembra que, com a cidade mais vazia, muitos estabelecimentos fecham durante o carnaval e quem vem de fora se concentra em lojas e restaurantes de shoppings centers.

“O nosso forte ainda é o turismo de negócios”, avalia Almeida. Segundo o executivo da Abrasel, os atrativos que São Paulo oferece, como a variedade gastronômica (cerca de 50 mil bares e restaurantes), fazem mais sucesso em outros períodos do ano e não no carnaval.

A SPTuris tem investido em divulgação para mostrar a cidade também como destino de lazer e entretenimento, onde os turistas podem aproveitar a vida cultural, visitar museus, teatros, parques, a gastronomia e conhecer a vida noturna.

CARNAVAL FORA DE SÃO PAULO
No sentido contrário, pela estimativa do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de São Paulo (ABAV-SP), Marcos Balsamão, as vendas de pacotes de viagens no estado de São Paulo deve crescer 5% este ano, mesmo percentual do ano passado.

Segundo Balsamão, entre os paulistas que vão viajar, prevalece o interesse por destinos como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, mas tem também há grande procura pelas praias de Florianópolis, do litoral de São Paulo e mesmo cidades pacatas do interior paulista e do Sul de Minas Gerais, preferidas entre os buscam descanso em vez de folia.

“Esse é um feriado emblemático [por ser mais longo] e as famílias brasileiras já incorporaram as viagens em seu orçamento. Independentemente do desaquecimento da economia, elas estão viajando, mesmo que a procura esteja mais concentrada nos roteiros domésticos por causa da valorização do dólar”, explicou. De acordo com a Abav, 70% dos pacotes fechados são de viagens dentro do próprio país, e 30% para o exterior.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS