Artur Luiz Andrade   |   29/01/2016 11:28

Tui abrirá OTA, operadora e consolidadora no Brasil

Um dos maiores grupos mundiais da indústria de Viagens e Turismo, com sede na Alemanha e faturamento de 18,7 bilhões de euros, a Tui colocou o Brasil em seu mapa de expansão. Abrirá uma consolidadora, operadora e OTA no País

Um dos maiores grupos mundiais da indústria de Viagens e Turismo, com sede na Alemanha e faturamento de 18,7 bilhões de euros, a Tui colocou o Brasil em seu mapa de expansão, ao lado de países como a China, Índia e Portugal. A partir de abril, com a entrada em funcionamento de sua plataforma tecnológica em português a Tui terá uma OTA b2c, uma operadora com pacotes dinâmicos e produtos da Tui Europa para agentes de viagens e uma consolidadora aérea. “Será a primeira vez que um grupo grande internacional investe na área de consolidação no Brasil, que tem grandes empresas, mas todas nacionais”, diz Leandro Carvalho, diretor da Tui para a América Latina.

Segundo ele, a nova plataforma, encomendada de fornecedores europeus, terá um metabuscador com opção de reserva, consulta e venda de cerca de 200 mil hotéis, área para os profissionais, além de facilidades do grupo Tui, como conteúdo de destinos, treinamentos e outros produtos. “Nossa plataforma terá muitos diferenciais, como esse metabuscador que trará os melhores preços e opções aos agentes e clientes em geral”, continua Carvalho.

A Tui está no Brasil com as marcas Hotelbeds e Bedsonline, mas não é novidade que as empresas estão sendo vendidas mundialmente, e em 2012 comprou a OTA Malapronta.com. Descontinuada em 2014, a Mala Pronta deu origem à Tui Brasil, que vai contar com uma equipe de 15 profissionais, mais o apoio de 30 na Espanha, que coordenam a expansão na América Latina.

No ano passado a Tui transportou mais de 30 milhões de passageiros para 180 destinos. A empresa tem 77 mil funcionários em 130 países, dez navios, 140 aeronaves e 1,8 mil lojas. Por enquanto, não há planos de operar com aviões ou navios próprios para ou no Brasil. A sede da Tui Brasil é em Curitiba, mas há escritório em São Paulo.

AGÊNCIAS DE VIAGENS
As agências poderão trabalhar com a Tui Brasil acessando a área dedicada a profissionais no portal a ser lançado, seja para comprar na consolidadora, na OTA ou na operadora. A agência poderá usar o motor de busca, instalá-lo em seu site ou pedir que a Tui desenvolva um site customizado para seus clientes.

“Quando mais as agências comprarem, mais serviços e facilidades vão desbloqueando, como treinamentos, conteúdos exclusivos, entre outras”, explica Leandro Carvalho. Segundo ele, o Tui Partner Place é o programa para oferecer serviços aos agentes, incluindo a plataforma de capacitação Upgrade 6A. Em um ano serão lançados 40 cursos gratuitos para os agentes de viagens, incluindo destinos, técnicas de vendas, redes sociais e produtos.

“Estamos chegando com o compromisso do longo prazo”, disse Jorge Martín, CMO da Tui Partner Place e do Passenger 6A. Para Leandro Carvalho, a crise por que passa o País servirá para fortalecer e solidificar negócios e empresas. “Quem não conseguir a fórmula para enfrentar a crise sairá do mercado. Mas quem ficar estará fortalecido e o mercado mais refinado. A Tui chega para investir no Brasil a longo prazo”, finaliza.

Informações com Leandro Carvalho, ex-Mala Pronta e sabre, no leandro.carvalho@tuibrasil.com e com Carolina Chacur, ex-Advance e Rextur Advance, no carolina.chacur@tuibrasil.com.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.