Renato Machado   |   20/04/2016 15:35

Pedidos de falência deverão duplicar em 2016

A economia brasileira deverá observar aumento nos pedidos de recuperação judicial e falência em 2016.

A economia brasileira deverá observar aumento nos pedidos de recuperação judicial e falência em 2016. A opinião é de especialistas da FTI Consulting, do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e do escritório de advocacia Pinheiro Neto que se encontraram, nesta terça-feira (19), em São Paulo. A expectativa é de que tais requisições mais que dobrem, se comparadas a 2015.

De acordo com relatórios da Serasa Experian, em 2015 o Brasil teve 1287 pedidos de recuperação judicial e 1783 pedidos de falência. Se for confirmada a previsão dos especialistas, os pedidos de recuperação bateriam novo recorde desde a criação da nova Lei de Falências, de 2005.

Relatórios recentes do Bank of America Merrill Lynch apontam que a dívida líquida das companhias brasileiras analisadas está cinco vezes superior ao Ebitda (sigla em inglês para os lucros livres de juros, impostos, depreciações e amortizações). “O que difere a crise atual das outras é o crédito. Antes desta crise, o crédito outorgado foi muito maior”, afirma o diretor de finanças corporativas e reestruturação da FTI Consulting, Sam Aguirre.

Para os especialistas, o número elevado de pedidos de falências e de recuperação judicial deve se manter nos próximos anos. “Em geral, a memória do credor é curta, porém, a memória do credor estrangeiro no Brasil vai ser mais extensa desta vez. E isso prejudica o processo de reestruturação”, disse Aguirre.


*Fonte: Renato Machado

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS