Fernanda Cordeiro   |   23/05/2016 09:33

Técnica ajuda a administrar o tempo e cumprir prazos

Criada no fim de 1980 a estratégia só foi divulgada em 1992

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Uma das dificuldades que muitas pessoas enfrentam hoje em dia no trabalho é como gerenciar seu tempo e conseguir fazer tudo o que lhe foi designado. É tanta distração que, quando chega no fim do dia, a quantidade de tarefas para fazer pode superar a feitas.

Esse problema, porém, pode ser resolvido com uma técnica chamada Pomodoro, desenvolvida nos final da década de 1980 por um universitário italiano que buscava aumentar a sua produtividade nos estudos. O método é simples e ajuda a gerenciar as horas de trabalho. Confira.

O criador da técnica usou um timer de cozinha para organizar as tarefas. O objeto tinha o formato de tomate (pomodoro, em italiano) e contava 25 minutos. No final desse prazo, o aparelho emitia um forte barulho. Durante os 25 minutos, a ideia era que o estudante se concentrasse em suas tarefas sem nenhuma interrupção. A estratégia de gerenciamento do tempo só foi divulgada em 1992, quando comprovada a eficácia. Hoje em dia existem alguns sites e aplicativos que fazem o trabalho do timer, como o Tomato Timer e o Focus Keeper (disponível para smartphone).

COMO FUNCIONA

RESULTADOS
Um dos objetivos da técnica é aumentar o foco e a concentração nas tarefas, evitando, assim, distrações e desperdício de tempo. Além disso, anotando as tarefas no papel é possível estabelecer metas para cada dia de trabalho. A estratégia ajuda os usuários também a entender quanto tempo gastam para realizar cada tipo de tarefa e saber o que os distraem no ambiente de trabalho.


*Fonte: Na Prática

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