Fernanda Cordeiro   |   23/05/2016 10:21

Veja dicas para melhorar o discurso em falas públicas

Autoconfiança, estudo do tema e bom humor garantem um bom discurso

Hxdbzxy/Shutterstock

Falar em público é algo que nós praticamos e fazemos desde pequenos, mas, mesmo assim, sempre surge aquele frio na barriga e uma insegurança, seja antes de um discurso, de uma apresentação de trabalho, escolar ou em qualquer outra situação que exija um orador. Uma pesquisa norte-americana feita pela Bussiness Wire revelou que “falar em público” é o quarto maior medo dos jovens americanos. Apenas acidentes de trânsito, morte e aranhas ficaram na frente no ranking.

O especialista em comportamento humano e presidente de Sociedade Latino Americana de Coaching, Sullivan França, ressalta que, para um bom discurso, preparação e autoconhecimento são indispensáveis, e falta disso é o que mais atrapalha os oradores. “Faça um exercício: por que estou assustado com essa possibilidade? O que me prende? Com as respostas será possível trabalhar os pontos falhos e a autoconfiança, possibilitando enfrentar o bloqueio de falar em público. Além disso, conheça quem será o público e adapte o discurso para ele. Aproveite também para estudar o conteúdo que será apresentado”.

Uma boa dica antes de preparar uma fala em público é conhecer o público. Com isso em mente, o orador tem uma boa base do que apresentar e como preparar discurso que não fique denso. Um pouco de bom humor também é sempre vindo, nada muito exagerado, apenas o necessário para "quebrar o gelo" com a plateia.
Picsfive/Shutterstock
Além disso, interação entre orador e público é essencial para criar uma espécie de ligação com a plateia. Isso pode ser feito de várias maneiras, desde recursos na apresentação até uma espécie de perguntas e respostas com o público. A ideia dessas ações é não deixar que o discurso se torne maçante.

O ideal é que o orador esteja concentrado e focado no que vai apresentar. Com o tema da fala estudado, isso se torna mais fácil, o que não impede de o palestrante ser bem-humorado e utilize até da emoção na hora da fala. Essas características atraem o público e tornam o momento ainda mais rico.

Há quem diga que não se deve carregar nenhuma “cola” na hora da apresentação, no entanto, França não vê problema nisso. “Uma cola sempe ajuda, por mais que você tenha todo o texto decorado, não precisa ser um pergaminho. É importante que seja algo pequeno e que tenha os tópicos mais importantes da sua fala. Seu discurso não será ignorado apenas porque você deu uma olhadinha no papel.”

Tópicos relacionados