Roberta Queiroz   |   27/06/2016 18:05

Brexit: Reino Unido pode perder 2,3 mi de turistas

A decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia criou um cenário de incertezas em diversos aspectos, inclusive no turismo. O processo de saída é burocrático e o país só deve começar a caminhar sozinho daqui a dois anos, conforme o T

A decisão do Reino Unido em deixar a União Europeia criou um cenário de incertezas em diversos aspectos, inclusive no Turismo. O processo de saída é burocrático e o país só deve começar a caminhar sozinho daqui a dois anos, conforme o Tratado de Lisboa. Mesmo assim, as especulações em relação ao Brexit já invadiram o mercado e a tendência é que o país deixe de receber milhares de turistas.


A vice-presidente sênior do Research, Lorraine Sileo, citou a 11ª edição da pesquisa Phocuswright para mostrar o panorama da indústria de viagens do Velho Continente antes do plebiscito. “As viagens na Europa cresceram 5% em 2015 (+ 264 bilhões de euros) e esperavam alta de 3% este ano. Só o Reino Unido projetou aumento de 4% (44,8 bilhões de euros) em 2016”, explicou a executiva, destacando que os europeus estavam otimistas.

Com a queda da libra em 12% em relação ao dólar na última sexta-feira (24), o nível mais baixo desde 1985, o humor do mercado mudou, principalmente, o dos franceses. “O Reino Unido é dos principais mercados emissores da França e o país já deve sentir o impacto do Brexit nestas férias de verão”, considerou.

A diretora de pesquisas sobre viagens da Euromonitor International, Caroline Bremner, concordou com Lorraine e ainda incluiu Irlanda e Alemanha na lista. Caroline também acredita que, com a saída da UE, o Reino Unido deve perder mais de 2,3 milhões de visitantes em mercados chaves até 2020 (- 5%). "Por outro lado, a queda da libra pode ajudar a atrair visitantes de outros lugares”, destacou.

Gigantes do mundo on-line baseados nos Estados Unidos também foram abalados logo após o resultado do plebiscito. De acordo com os dados de Lorraine, as quedas nas cotações atingiram empresas como Expedia (-7,4%), Priceline (-11,4%) e Tripadvisor (-6,2%). Lorraine acredita que a reação foi apenas um sinal do potencial impacto do Brexit no Turismo.

Como sinal de esperança, a vice-presidente lembrou da relação entre a viagem e o europeu. “As viagens estão enraizadas na cultura da Europa. Confiança e incertezas econômicas vêm e vão, mas a viagem continuará a ser uma parte central da vida europeia”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Roberta Queiroz

Colaboração para o Portal PANROTAS

Roberta Queiroz tem 1614 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!