Fernanda Cordeiro   |   20/06/2016 09:10

CEO: sete qualidades necessárias para se tornar um

Apenas conhecimento da empresa ou do mercado pode não ser o suficiente para assumir o cargo

Shutterstock

A velocidade em que as coisas acontecem hoje no mercado dos negócios pode ser assustadora para muitos. Atualmente há quem diga que é possível chegar no topo da carreira com 20 e poucos anos. No entanto, o maior desafio enfrentado por muitos é como se manter no posto de liderança de uma empresa.

Para quem é ou deseja ser um CEO é preciso uma série de qualidades, posturas e ações para chegar no cargo e conseguir se manter lá oferecendo resultados cada vez melhores resultados aos acionistas e funcionários. Veja sete características para se tornar o todo poderoso.

EXPERIÊNCIAS DIVERSAS
Ter um currículo eclético e possuir experiência em vários setores da empresa é um diferencial interessante aos candidatos à vaga de CEO. A diversidade de conhecimentos faz com que o líder possa ter uma visão da companhia como um todo, e não só partes que ele tem mais interesse ou prática.

VISIONÁRIO E PRAGMÁTICO
Uma das maiores qualidades de um bom CEO é conseguir ver oportunidades de longe. Ele deve enxergar as possibilidades para o futuro que geralmente são invisíveis para a maioria das pessoas. Entretanto, é preciso saber sonhar sem tirar os pés do chão, isto é: saber combinar os ideais com raciocínio prático e resultados.

Shutterstock

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Há quem diga que a vida de um CEO não é fácil. Agora imagine isso em tempos de crise ou recessão. A pressão vem de todos os lados: acionistas, donos da empresa e do próprio mercado. Para conviver com toda essa cobrança, é preciso muita resiliência e saber trabalhar com a cobrança ao lado, sem se deixar abater por possíveis resultados ruins ou críticas.

HORA DA DECISÃO
Já foi dito por muitos que exercer o poder nas empresas é uma tarefa um tanto quanto solitária. Já que em algumas situações, o CEO precisa ser capaz de fazer escolhas extremamente difíceis em pouco tempo e sem poder consultar outras pessoas.

Shutterstock

HUMILDADE
Apesar de parecer clássico, alguns especialistas do mundo corporativo garantem que os CEOs de perfil mais modesto são os preferidos por muitas companhias. A arrogância, ou autoconfiança em excesso, está ficando fora de moda no mundo empresarial.

CONSISTÊNCIA
Falar algo e ter uma atitude totalmente diferente. A incapacidade de cumprir com a própria palavra é o pior pecado dos que desejam chegar a um cargo de liderança. Fazer o que diz e o que ficou acordado é a melhor forma de evitar o desgaste com os outros funcionários.

REPERTÓRIO TÉCNICO
Conhecimentos sólidos sobre o setor em que atua é o mínimo esperado por qualquer CEO. Conhecimentos técnicos sobre finanças, leitura de balanços e demonstrativos, falar outros idiomas e até saber um pouco sobre sociologia e comportamento humano também contam pontos. Além de saber se comunicar bem em público, já que, em eventos, a imagem do CEO acaba sendo a que representa a empresa.


*Fonte: Exame

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Colaboração para o Portal PANROTAS

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!