Movida

Diego Verticchio   |   25/07/2016 16:08

"Olimpíada vai merecer medalha de ouro", diz Paes

Durante o evento Casa Rio, promovido pela Agência Rio Negócios, Paes voltou a dizer que sob ponto de vista do legado físico, a transformação feita na cidade nos últimos anos bem como a mudança que ocorrerá até o final de 2016 garante ao


Marluce Balbino


Faltando 11 dias para o início dos Jogos Olímpicos, o prefeito do Rio Eduardo Paes já sabe qual medalha a cidade vai ganhar quando o assunto é legado físico: ouro. Durante o evento Casa Rio, promovido pela Agência Rio Negócios, Paes voltou a dizer que sob ponto de vista do legado físico, a transformação feita na cidade nos últimos anos bem como a mudança que ocorrerá até o final de 2016 garante ao Rio de Janeiro a medalha dourada.

O prefeito descreveu a mudança fazendo uma comparação com Londres, que recebeu o mesmo evento esportivo em 2012. Segundo ele, a capital inglesa teve grande transformação em seu subúrbio, enquanto que no Rio a mudança ocorreu em pontos estratégicos da cidade.

“Os Jogos Olímpicos estão resgatando o centro da cidade. Onde hoje tem o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e uma nova Praça Mauá, antes era um lugar abandonado. Recuperamos uma das áreas mais pobres da cidade, em Deodoro, e levamos para aquela região melhorias impensáveis, como 100% do esgoto tratado. Nem a Zona Sul tem isso. Recuperamos ainda o Cluster Barra, onde hoje se encontra o Riocentro. Levamos para lá o BRT, e criamos novos empreendimentos. Trata-se de uma olimpíada que acontece em toda a cidade”, enumerou o prefeito, um dia depois de ironizar a delegação australiana, que ao chegar na Vila Olímpica encontrou quartos em “péssimas condições”.

Segundo Eduardo Paes, as Olimpíadas deixarão para a cidade 27 legados físicos, dez a mais do que constava no projeto em 2009, quando a cidade ganhou o direito de sediar os Jogos. Ainda segundo ele, este foi um dos motivos que levou a cidade a conquistar o tão sonhado Jogos.

“O Rio não tem nem tinha a estrutura das concorrentes Chicago, Tóquio e Madri e por isso nós levamos os Jogos. Levamos porque o COI entende que um evento olímpico tem a oportunidade de transformar uma cidade e naquele momento nenhuma dessas cidades tinha um poder de transformação tão grande quanto o Rio”, disse Paes pedindo aos cariocas que parem com “complexo de vira-lata”, de “achar que todos os problemas do mundo acontecem só no Rio”.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias