Brunna Castro   |   14/07/2016 19:00

Profissionais da Belotur decretam greve; ABIH apoia

Os trabalhadores da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) entraram em greve ontem (13). A demanda, de acordo com Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), é por um reajuste de salários, que não ocorre desde 2014.

Os trabalhadores da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) entraram em greve ontem (13). A demanda, de acordo com Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), é por um reajuste de salários, que não ocorre desde 2014.

A categoria entrou com um pedido de dissídio coletivo no Ministério Público, conforme informou o sindicato. As negociações dos servidores com a prefeitura estão travadas desde 2015, quando a proposta de reajuste de 5% em duas parcelas de 2,5% a partir de janeiro deste ano não foi aceita por eles.

O Sindibel estima que, até ontem, cerca de 130 dos 140 funcionários aderiram ao movimento. De acordo com a assessoria da Belotur, os serviços não foram afetados.

A greve pode afetar os serviços nos pontos de informações turísticas, uma vez que os trabalhadores também são responsáveis pela promoção e divulgação da cidade, além do atendimento sobre a agenda cultural, serviços de mobilidade, hospedagem, restaurantes e lazer na capital mineira.

ABIH

Em comunicado, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) afirmou se solidarizar com os funcionários da Belotur.
No documento, a associação também destacou “que desde a fusão da Empresa de Turismo de Belo Horizonte com a Secretaria Municipal de Cultura, o segmento turístico de Belo Horizonte tem se mostrado cada vez mais enfraquecido com a demissão de diversos funcionários, com a falta de recursos para promoção de Belo Horizonte enquanto destino, o que só prejudica a divulgação da capital mineira diante da necessidade da captação de novos eventos para a cidade, às vésperas do possível anúncio da Pampulha como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, e também às vésperas da Olimpíada”.

"O turismo tem perdido sua relevância estratégica para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, tendo seu aproveitamento subjugado, pois o setor é com certeza um dos caminhos para o desenvolvimento econômico e social de Belo Horizonte", avaliou no documento a presidente da ABIH-MG, Patrícia Coutinho.


*Fonte: G1

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS