Renê Castro   |   29/09/2016 09:00

40 anos de diários: relembre principais fatos da Abav Expo

Onde você estava no 11 de setembro de 2001? Muitos dos que estão hoje na Feira da Abav estavam se preparando para a edição do evento que iria ocorrer em Brasília. Quem estava na capital federal achou que iria presenciar o início da Terceira Guerra Mundial lo

Onde você estava no 11 de setembro de 2001? Muitos dos que estão hoje na Feira da Abav estavam se preparando para a edição do evento que iria ocorrer em Brasília. Quem estava na capital federal achou que iria presenciar o início da Terceira Guerra Mundial longe de casa. Quem ainda não havia chegado estava receoso. Fato é que a feira abriu no dia seguinte, uma quarta-feira, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso e todos ainda atônitos e chocados com as notícias que ainda chegavam. O mundo, porém, não tinha acabado.

A Feira da Abav faz parte da história do Turismo há 44 anos. E há outros 40 a PANROTAS realiza a cobertura diária com seus suplementos, produzidos na cidade onde ocorria o evento. Uma ideia ousada, mas também visionária do fundador da empresa, Guillermo Alcorta, e que ninguém mais fez nesse tempo todo. E continuamos a editar os suplementos, agora com ajuda da tecnologia e a exposição digital, com muito orgulho e parcerias no trade.
Sim, hoje o evento está fixado em São Paulo (e há quem queira a alternância com o Rio ou outra cidade), mas ele já foi itinerante. Também já teve o Rio de Janeiro como sede – e quem não se lembra das chuvas de 2007, que atrapalharam muito a chegada na Cidade Maravilhosa.

Em 1996, quem estava na Feira da Abav na Bahia soube da morte de Renato Russo por exemplo. E lá se vão 20 anos. Também lembramos das Abavs em que o presidente da Vasp, Wagner Canhedo, era aplaudido de pé pela plateia. Por quê? Porque oferecia 13% de comissão às agências.

Já registramos boicotes à Tam Viagens (hoje associada Braztoa, com o nome Latam Travel) e à BBTur (hoje BB Turismo, e associada Abracorp), conversas sobre a fusão da Varig com a Tam, o desabafo de Carlos Guimarães pós-fechamento da Soletur, as brigas pela disputa na presidência da Abav (hoje é mais difícil achar quem queira presidir a entidade), a Tribuna Livre do Agente de Viagens (espaço em que o agente “falava o que queria” – geralmente queixas contra as aéreas), estandes grandiosos, estandes modestos, festas memoráveis, frases bem e mal colocadas... Está tudo aqui, registrado nos Suplementos Diários PANROTAS.

Nas próximas páginas uma pequena amostra, mais calcada na curiosidade. Prometemos que vamos digitalizar o acervo em breve. O importante é que vimos o Turismo crescer e amadurecer nesses 40 anos. Ainda falta muito? Como tudo na vida, claro que sim. E estaremos juntos por outras tantas edições. Obrigado pela sua companhia há um, dois, dez ou 40 anos.

Leia a versão digital do suplemento abaixo.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS