Janize Colaço   |   17/10/2016 08:22

Conheça o perfil profissional que as startups mais desejam

O número crescente de startups no Brasil também proporciona o aumento de vagas disponíveis e procura na área. No entanto, por fugirem do modelo de empresas convencionais, muitos jovens que buscam se aventurar nas startups nem sempre sabem o que esperar do processo s

O número crescente de startups no Brasil também proporciona o aumento de vagas disponíveis e procura na área. No entanto, por fugirem do modelo de empresas convencionais, muitos jovens que buscam se aventurar nas startups nem sempre sabem o que esperar do processo seletivo.

Para alguns empreendedores que fundaram suas próprias starups, os jovens que desejam ter uma colocação dentro dos empreendimentos precisam ter a mente aberta aos novos modelos de negócios e que, além de ter conhecimentos em mais de uma área, também esteja disponível a adaptações. “Não quero ninguém expert em uma só área, fazemos coisas disruptivas. Prefiro alguém que saiba aprender e se adaptar, em vez daqueles mega especialistas que não conseguem acompanhar as evoluções”, revela o fundador da Sambatech, Gustavo Caetano.

Já para Lucas Marques, um dos responsáveis por recrutar os talentos na Meliuz, empresa pioneira de cashback em compras virtuais, os candidatos devem estar dispostos a assimilar a cultura dos novos empreendimentos.

Pensando no tema, Marques listou cinco recomendações a candidatos, baseando-se no trabalho que ele próprio realiza dentro da startup.
Shutterstock

FREQUENTE EVENTOS DE EMPREENDEDORISMO
Se realmente existe o interesse em fazer parte de uma startup, demonstre o interesse pelo assunto. Frequentar eventos de empreendedorismo acrescenta muito conhecimento aos candidatos e, quem sabe, poder proporcionar conhecer as pessoas que irão entrevistá-lo posteriormente. “Isso mostra vontade e curiosidade do candidato. É como alguém que quer começar a namorar e vai para a balada antes para dar o primeiro passo”, brinca o especialista.

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS CONTAM MUITO
Muitas startups são compostas por autodidatas, e não apenas por pessoas com cursos renomados e diplomas. As experiências pessoais de cada um podem ser um diferencial, pois nunca se sabe o que determinada vaga pode demandar.

ENTENDA AS HABILIDADES VALORIZADAS
Nem sempre os conhecimentos técnicos são capazes de suprir as necessidades que o cargo demanda. Mais uma vez, Marques destaca que o candidato deve estar aberto a assimilar a cultura da empresa. “De forma geral, acho que as startups buscam iniciativa, sangue no olho e entusiasmo em seus futuros funcionários”, conclui.

DEMONSTRE CONHECIMENTO SOBRE A EMPRESA E OS SERVIÇOS
Como em qualquer outro tipo de empresa, ao se candidatar a uma vaga, um dos requisitos básicos é conhecê-la bem. “Se a startup tiver um aplicativo ou um site, o candidato deve tentar usar o produto e entender bem como ele funciona”, ressalta Marques.

CUIDADO COM O TEMA REMUNERAÇÃO
As startups procuram funcionários que se identifiquem com a cultura da empresa e que irão trabalhar com prazer. Portanto, o assunto remuneração deve ser trabalhado com muito cuidado em uma entrevista, de preferência no final da conversa.


*Fonte: Fundação Estudar

Tópicos relacionados