Vitor Ventura   |   24/10/2016 17:25

Mercado busca equilíbrio entre renovação e experiência

Em tempos de crise política e econômica, começam-se as buscas pelo equilíbrio, o que, a princípio, levarão ao estado saudável de operações. O modo como se contratam e demitiam funcionários mudou nos últimos 20 anos, antes m


Shutterstock

Em tempos de crise política e econômica, começam-se as buscas pelo equilíbrio, que, a princípio, levarão ao estado saudável de operações. O modo como se contratam e demitem funcionários mudou nos últimos 20 anos, antes mantendo funcionários mais velhos para subitamente ir buscando “ferozmente” uma renovação, contratando pessoas mais jovens para os mesmos cargos.

O que se viu após isso foram metas e objetivos não alcançados, pois os “chefes mais jovens” eram mais audaciosos, e, o que havia sido projetado muitas vezes acabava por não se concretizar. O sócio-fundador e CEO da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado, Rafael Souto, explica esse choque de realidade: “As ambições dos líderes precoces eram incompatíveis com os organogramas que precisavam de mais ajustes e eficiência. Não havia espaço para comportar todos os desejos dos jovens promissores”.

Segundo Souto, a partir do início do século 21 o mercado começou a buscar este equilíbrio, pois “não faz sentido abrir mão de funcionários no auge de suas carreiras”. Ele justifica dizendo que “usávamos premissas antigas em relação à energia e vitalidade.”

Ele ainda cita um escritor americano, Jeremy Rifkin, que em seu livro O Fim dos Empregos criou um cenário apocalíptico, onde em 2020, a maior parte da população teria outras formas de trabalho, ao invés do emprego formal. Souto afirma que isso não é observado na prática, em vista que o formal “é uma ocupação importante no mercado.”

O CEO conclui seu texto afirmando que independente da perspectiva o profissional deve se preparar e planejar alternativas de trabalho para a vida. “O emprego formal é um ciclo finito. Pensar além da empregabilidade e explorar novas formas de produzir é uma missão para todos”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vitor Ventura

Vitor Ventura tem 275 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS