Três passos para traçar um planejamento estratégico
O próximo ano já está batendo na porta com novas tendências e uma série de oportunidades. Se 2016 deixou a desejar, talvez esteja na hora de você rever o planejamento estratégico da sua empresa. Confira algumas dicas para traçar um planejamento
Planejar nada mais é do que traçar objetivos e um caminho sistemático capaz de alcançá-lo. Imprevistos certamente vão aparecer e redirecionar alguns planos, mas a base precisa estar bem definida para não comprometer a, ou melhor, as realizações sonhadas lá no início.
Para desenvolver um bom planejamento, é essencial levar os valores e a missão do negócio em consideração. Detalhar as mudanças para a equipe de funcionários também é tarefa básica. Afinal, sem o empenho de cada um deles, dificilmente a atual realidade será transformada.
Veja a seguir três passos indispensáveis para desenvolver um planejamento estratégico de qualidade, sugeridos por Priscilla Cestarolli, da organização especialista em empreendedorismo Endeavor.
EMPRESA X PESSOAL

COMEÇO E FIM

CHECK-LIST

Na segunda fase, debata com o grupo o que impede a empresa de atingir tais resultados e procure entender o porquê das respostas. Elenque os obstáculos, desenhe uma ação capaz de combatê-los e delegue as atividades. Não atribua as ações a um departamento, mas sim a pessoas especificas. Desmembre o exercício para não sobrecarregar o mesmo individuo.
Optar por esse método é praticamente garantir que as ideias saiam do papel. Depois, agende reuniões com os mesmos integrantes e avalie o andamento das atividades. Se não puder acompanhar, eleja outras pessoas para que o processo não se perca e gere resultados que possam ser comemorados por toda a equipe de colaboradores.
*Fonte: Endeavor