Brunna Castro   |   14/03/2017 12:04

Especialista critica "desfiguração" das franquias no Turismo

As franquias no Turismo ainda são uma boa alternativa? O presidente da Rizzo Franchise e especialista em franchising, Marcus Rizzo, apontou em sua palestra no Fórum PANROTAS 2017 que sim, trata-se de “uma tremenda oportunidade, mas poderia ser muito melhor”.

Emerson Souza
Marcus Rizzo, presidente da Rizzo Franchise e especialista em franchising
Marcus Rizzo, presidente da Rizzo Franchise e especialista em franchising

As franquias no Turismo ainda são uma boa alternativa? O presidente da Rizzo Franchise e especialista em franchising, Marcus Rizzo, apontou em sua palestra no Fórum PANROTAS 2017 que sim, trata-se de “uma tremenda oportunidade, mas poderia ser muito melhor”. Para ele, o mercado de viagens apresenta muita intermediação, o que gera “muito custo agregado”, uma vez que estes são repassados em cascata.
O palestrante defendeu a adoção do modelo de franquia de negócio formatado, no qual os ganhos de escala são repassados para a rede, aumentando assim a rentabilidade do negócio. Em tal modelo, segundo Rizzo, os franqueadores ganham sobre vendas, franqueadores e franqueados compram em conjunto e o negócio tem um formato padronizado. Nesse sentido, o palestrante criticou a ausência de padronização e de identidade em setores do Turismo, como hotéis com trocas sucessivas de bandeiras.“Temos muitas marcas que não têm identidade. Em outros países, primeiro as companhias crescem com um padrão. Quando o mercado satura, novas bandeiras são criadas”, afirmou Rizzo.

De acordo com o palestrante, o setor de hotelaria e turismo conta com 79 franqueadores no País - o que representa 2,5% do mercado – que comandam uma rede de 3,9 mil franquias divididas nas categorias “hotéis, motéis e hospedarias”, “agências de viagens e turismo” e “agências de intercâmbio”. O mercado de franquias em hotelaria e turismo teve receita de R$ 2,4 bilhões em 2016.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias