Brunna Castro   |   22/03/2017 18:47

Lacte 12: desafios das estratégias de sourcing em viagens

Como é feita a estratégia de sourcing no segmento de viagens? Quais as dificuldades enfrentadas pelos gestores nesse sentido? O tema foi debatido pela gestora de Viagens da Siemens, Luana Nogueira, pela executiva de Contas da Porto Brasil, Carlene Vallandro, e pelo comprador de Viagen

Emerson Souza
Luana Nogueira, gestora de Viagens da Siemens, Carlene Vallandro, executiva de Contas da Porto Brasil, e Marcel Frigeira, comprador de Viagens América Latina da IBM
Luana Nogueira, gestora de Viagens da Siemens, Carlene Vallandro, executiva de Contas da Porto Brasil, e Marcel Frigeira, comprador de Viagens América Latina da IBM

Como é feita a estratégia de sourcing no segmento de viagens? Quais as dificuldades enfrentadas pelos gestores nesse sentido? O tema foi debatido pela gestora de Viagens da Siemens, Luana Nogueira, pela executiva de Contas da Porto Brasil, Carlene Vallandro, e pelo comprador de Viagens América Latina da IBM, Marcel Frigeira durante uma das sessões educativas que dominaram a agenda do Lacte 12 na tarde de hoje.

O objetivo principal, segundo os debatedores, não é somente a redução de custos, mas também a busca por qualidade e diferenciais. Luana defendeu uma "visão holística" a respeito da cadeia de suprimentos, ressaltando a importância de enxergar o custo total da viagem, e não apenas o aéreo-hotel.

Os desafios dos profissionais em uma estratégia de sourcing se relacionam principalmente aos dados, segundo a gestora de Viagens da Siemens - mais especificamente em relação à captura, formatação e consolidação das informações. "Além disso, é preciso verificar a acuracidade dos dados, o que é também um desafio", apontou Carlene.

Outro ponto destacado como um desafio foi a fragmentação de serviços, como a presença de muitos brokers na hotelaria, por exemplo. Isso pode, de acordo com a executiva de Contas da Porto Brasil, causar longas negociações que, no fim, se mostram desnecessárias. Por outro lado, o comprador da IBM ressaltou a importância dos profissionais de manterem abertos a novos players. "É um exercício para o gestor, que deve se manter atualizado para não acabar se tornando obsoleto", afirmou Marcel.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS