Janize Colaço   |   28/06/2017 18:29

Google é multado em R$ 9 bilhões por manipular resultados

De acordo com as autoridades regulatórias, o buscador manipulou os resultados que, além de prejudicar a concorrência, também induz a escolha dos compradores.

O valor da multa é recorde nesse tipo de ação
O valor da multa é recorde nesse tipo de ação

Acusado de favorecer o seu próprio serviço de vendas on-line, o Google foi multado em 2,7 bilhões de euros — o equivalente a R$ 9 bilhões — pela União Europeia. De acordo com as autoridades regulatórias, o buscador manipulou os resultados que, além de prejudicar a concorrência, também induz a escolha dos compradores. O valor da multa é o mais alto da história para esse tipo de processo.

De acordo com a responsável pela comissão, Margrethe Vestager, o Google abusou do seu domínio como principal buscador da internet e cometeu aquilo que ela classificou como "concorrência desleal". Na sede da União Europeia, Margrethe ainda destacou que a prática é ilegal no bloco econômico e, apesar disso, foi percebida a alteração da empresa, inicialmente no Reino Unido, em 85% das pesquisas, e posteriormente na Alemanha (92%) e França (80%).

Em contrapartida, o Google afirma que as acusações não correspondem com a realidade e que irá recorrer ao processo. Segundo o conselheiro-geral da empresa, Kent Walker, os anúncios são feitos a fim de otimizar o tempo do usuário que fez a pesquisa sobre determinado produto. "O comprador faz a pesquisa no intuito de encontrar o produto o mais rápido possível, e o nosso objetivo é conectá-lo com pequenos e grandes vendedores de maneira rápida e fácil, além de ser útil para ambos", explica.

Caso não cumpra a decisão, uma multa diária de 10,6 milhões de euros será cobrada por dia. E como se a situação já não fosse complicada para a empresa estadunidense, outros órgãos regulatórios europeus afirmam também cogitarem investigar outras possíveis intervenções da empresa, em resultados de imagens e mapas, por exemplo. Além disso, o sistema operacional de celulares Android e o serviço de anúncios Adsense também poderão passar por averiguações.


*Fonte: The Guardian e BBC

conteúdo original: http://bit.ly/2rXk3Ss

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS