Renato Machado   |   18/07/2017 13:30

A evolução do marketing no Turismo nos últimos 25 anos

A indústria do Turismo viu, ao longo dos últimos 25 anos, mudarem as formas de se aproximar de clientes e fornecedores. Porém, mesmo diante dessas consequências de uma revolução tecnológica, viajar continua sendo um marco de conquistas


Reprodução/Jornal PANROTAS
Recorte de um anúncio da extinta Tia Augusta mostra algumas mudanças na maneira de se vender Turismo
Recorte de um anúncio da extinta Tia Augusta mostra algumas mudanças na maneira de se vender Turismo

A indústria do Turismo viu, ao longo dos últimos 25 anos, mudarem as formas de se aproximar de clientes e fornecedores. Porém, mesmo diante dessas consequências de uma revolução tecnológica, viajar continua sendo um marco de conquistas, um pontapé de novos projetos ou mesmo a realização de sonhos. A forma de vender isso é que ganhou novas cores.

O Jornal PANROTAS desta semana traz, em seu especial de 25 anos, reportagem com uma análise histórica do marketing no Turismo brasileiro. São mais de 20 entrevistas com gente que fez e faz o meio de campo para a divulgação de serviços, mostrando como, em 1992, empresas se comunicavam com seus públicos e o que esse cliente buscava.

“Nós vivíamos em uma época romântica, as pessoas se conheciam, as marcas eram seus fundadores, o Turismo tinha muitas lideranças”, opina, na reportagem, o publicitário Chico Ancona. “Hoje as empresas e a tecnologia são mais importantes.”

Confira em nossa versão digital “Do panfleto ao post” (da página 124 a 146), matéria assinada por Leonardo Ramos e Renato Machado. Um prato cheio aos saudosistas e também aos estudiosos da indústria.

Tópicos relacionados