Janize Colaço   |   28/08/2017 17:01

Feedback: como crescer e manter boa relação com clientes

A medida em que as empresas crescem, a então conexão próxima com seus clientes pode começar a se desfazer.

Shutterstock

Todo empresário gosta de ver seu negócio crescer. Tido como algo positivo, as empresas deslumbram o próprio crescimento e sucesso, além de oferecer melhores oportunidades ao quadro de funcionários. No entanto, é sabido que à medida em que as empresas crescem, a então conexão próxima com seus clientes pode começar a se desfazer.

Para alguns especialistas no assunto, o melhor a se fazer é oferecer mais informações e poder nas mãos de funcionários — sobretudo os de linha de frente — e proporcionar a melhor experiência aos clientes. Embora a prática seja bem mais complexa que a teoria, algumas práticas podem contribuir para a sincronia com clientes se manter com o crescimento da companhia.

COMPARTILHAR FEEDBACK
Certifique-se de que o feedback dos clientes seja compartilhado em tempo real para todos os funcionários. É uma prática comum que as avaliações externas ficassem restrita a gerentes e suas equipes, não indo a conhecimento da maior parte da empresa. Divulgar as avaliações, porém, mostra que há uma melhora na abordagem e performance dos colaboradores.

Shutterstock
Segundo um levantamento da revista Forbes, as empresas que optaram por fornecer a uma maior quantidade de funcionários o acesso aos feedbacks perceberam um aumento de 50% na satisfação dos clientes em relação às que optaram manter as informações a um número restrito de funcionários. A ideia é bastante simples: se todos puderem saber o que está funcionando e onde estão as possíveis falhas, é possível fazer um ajuste que integre toda a empresa.

CRIE UM DIÁLOGO BIDIRECIONAL

É provável que as empresas já colecionem o feedback dos clientes — em pesquisas ou mesmo avaliações on-line. O ideal, porém, é que a organização tenha a disponibilidade de responder individualmente aos comentários recebidos. Quando comprado os índices de satisfação em mais de quatro mil propriedades Best Western, operadas independentemente, os hotéis que responderam a 50% ou mais das críticas on-line receberam pontuação em redes sociais, em média, 6% maiores que a de concorrentes.

TECER RESPONSABILIDADES
Uma vez que a maior parte do quadro de funcionários e gerentes têm acesso ao feedback recebido, é mais fácil que cada um adote uma postura mais responsiva com os clientes. A Amazon, por exemplo, permite que todas as equipes sejam responsáveis por alguma parte da experiência do cliente.

As métricas são desenvolvidas para avaliar cada elemento da experiência — desde o tempo que leva para desenvolver o produto até chega às prateleiras. Para cada etapa e tarefa, os clientes terão espaço para avaliar a empresa e dar um retorno. Na Amazon, quando os funcionários conseguem inovar e melhorar a experiência dos clientes, eles são presenteados com bonificações que podem chegar na cifra dos milhões.

Shutterstock
INOVAR

Quando a maioria das pessoas pensam em inovações, em geral, a ideia fica limitada em avanços tecnológicas. É possível, entretanto, inovar com ações menores e mais impactantes — para não mencionar que podem ser menos onerosas ou arriscadas. Com o feedback compartilhado, é possível que as inovações surjam a partir de qualquer setor da empresa.

IR ALÉM DA TECNOLOGIA
E, finalmente, não é o certo deixar de estar próximo dos clientes. Existem diferentes meios para a proximidade continuar constante: redes sociais, aplicativos entre outras plataformas. Atualmente, mesmo as pequenas empresas podem extrair informações a partir de avaliações on-line e trabalhar as melhorias a serem feitas, identificando termas e tópicos deficitários, porém sem abandonar o contato direto com os clientes.

Afinal, uma coisa seria perceber que as pontuações de satisfação se mantêm fortes em nove de cada dez avaliações; outra coisa é descobrir que os clientes desejam uma mudanças nos serviços oferecidos ou a criação de um novo produto. Embora útil, é preciso ir além da tecnologia.


*Fonte: Forbes

conteúdo original: http://bit.ly/2voblhJ

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS