Janize Colaço   |   31/10/2017 11:27

Gol alcança Tam entre marcas aéreas mais lembradas

De acordo com a pesquisa Datafolha, Tam e Gol foram citadas por 29% e 27% dos entrevistados, respectivamente — o que configura um empate técnico, visto a margem de erro.

Pixabay
Tam e Gol lideram com empate técnico
Tam e Gol lideram com empate técnico
Tradicional prêmio de lembrança de marca brasileiro, o 27º Folha Top of Mind, organizado pela Folha de S.Paulo, pela primeira vez trouxe duas companhias aéreas como as mais lembradas pelos brasileiros. De acordo com a pesquisa Datafolha, Tam e Gol foram citadas por 29% e 27% dos entrevistados, respectivamente — o que configura um empate técnico, considerando a margem de erro. Em relação à consciência de marca (awareness), as duas permanecem tecnicamente juntas, porém com uma pequena diferença: a Gol obteve 50% e a Tam, 48%.

Emerson Souza
Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da companhia
Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da companhia
Relativamente jovem no mercado, tendo apenas 16 anos, a Gol foi premiada pela primeira vez no ranqueamento. No ano passado, aliás, a aérea já havia conquistado a segunda colocação — atrás da Tam. E a explicação para a ascensão, segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing da companhia, Eduardo Bernardes, são as suas tarifas econômicas e serviços diferenciados, conquistando até mesmo os viajantes com ganhos superiores a dez salários mínimos.

"Manter o menor custo da indústria é a nossa essência. Mas a Gol mudou, acrescentamos novos serviços e soluções. Não somos mais o 'ônibus do céu', como falavam no início", explica Bernardes a Folha de S.Paulo.

Por outro lado, destacada pelo público das classes A e B (35%) e com ensino superior (36%), a Tam está na liderança do Top of Minds desde 2008, quando ultrapassou a extinta Varig. Embora tenha mudado o nome da marca para Latam, a sua antiga nomenclatura é a que ainda se mantém viva para os consumidores brasileiros — vale destacar que o nome atual, todavia, foi lembrado apenas por 2% dos entrevistados.

Emerson Souza
Jerome Cadier, diretor-executivo da Latam Brasil
Jerome Cadier, diretor-executivo da Latam Brasil
A fusão com a companhia chilena Lan ainda é recente e, segundo o diretor-executivo da Latam Brasil, Jerome Cadier, em breve a nova nomenclatura se popularizará. "Até o final deste ano, 100% dos aeroportos em que operamos no Brasil apresentarão a nova identidade visual. Com isso, a marca passará a ter uma presença ainda mais consistente”, destaca.

É importante ressaltar que, além do Datafolha, a liderança das duas companhias também foi apontada em janeiro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Sendo que a Gol obteve 36% da preferência, seguida pela Latam, com 34,7%.

CVC SEGUE INTOCADA
Pelo sexto ano consecutivo, a CVC lidera o Top of Minds entre agências de viagens. Na edição deste ano, a marca foi lembrada por 18% dos entrevistados, seguida pela Tam Viagens, com 9% das lembranças. A Folha de S.Paulo destaca, porém, que um terço dos entrevistados, o que representa cerca de 37%, não souberam apontar uma marca.


*Fonte: Folha de S.Paulo

conteúdo original: http://bit.ly/2xG4Jwm

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Colaboração para o Portal PANROTAS

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!