Marcos Martins   |   07/12/2017 15:59

Empresas de luxo apostam no Marketing Experiencial

Diferentes negócios e estilos de promoção ganham destaque

Divulgação/ The Inn at Swarthmore
Suíte do The Inn at Swarthmore, dentro de universidade nos Estados Unidos
Suíte do The Inn at Swarthmore, dentro de universidade nos Estados Unidos
Com a forte concorrência no mercado digital, as marcas de luxo têm cada vez mais dificuldade para se destacar na infinidade de catálogos e produtos oferecidos virtualmente. E nesse cenário, o boletim Skift New Luxury destacou que várias empresas estão investindo agora no Marketing Experiencial (ou Experiential Marketing), que trata-se de um tipo diferenciado de promoção.

O primeiro ponto citado por especialistas é o investimento na consciência e humanidade. Um exemplo disso foi a ação da marca de conhaques Louis 13, que tem suas bebidas comercializadas a preços que ultrapassam R$ 20 mil. Após convite da empresa, o cantor Pharrell Williams gravou uma música para ser armazenada em um cofre de barro e que será lançada publicamente daqui a 100 anos. O objetivo, segundo os mentores, é chamar atenção para a importância da natureza, e a notícia teve impacto mundial.

HOTEL DE UNIVERSIDADE
Outro fenômeno a se considerar são as unidades localizadas em território próximo a universidades, como a Oberlin College em Ohio, Swarthmore na Pensilvânia e o Rollins College na Flórida, que possuem hotéis butiques próprios das instituições. Além disso, outras entidades acadêmicas menores como o Colby College, no Maine, e Williams College, em Massachusetts, também estão entrando no ramo hoteleiro.

No entanto, a dificuldade apontada é que as universidades ficam apenas com o domínio da propriedade, mas não têm capacidade para desenvolver o negócio e operá-los, correndo o risco financeiro de oferecer diárias em uma área razoavelmente pequena. Mesmo assim a oportunidade de negócio é grande pela possibilidade de combinar também eventos corporativos, acadêmicos e Turismo de Lazer.

CAPACITAÇÃO
É unanimidade que um dos diferenciais da hospedagem de luxo são os serviços oferecidos e, para preparar os funcionários, a empresa Talent Plus oferece uma proposta diferente. Baseada em Lincoln, Nebraska, ela ajuda a analisar atributos psicológicos de potenciais funcionários por meio de testes e entrevistas com base em metodologia científica.

A Talent Plus não se considera uma empresa de recrutamento ou recursos humanos, mas sim uma “organização de investigação psicológica que se desenvolve ferramentas que testam qualidades que predizem o sucesso.” Na lista de "qualidades" consideradas estão a motivação interna, estilo de trabalho, forma de construção de relacionamentos, capacidade de coerção e curiosidade. Entre os clientes de hospitalidade de luxo da empresa estão Aman, Langham Hotels & Resorts, Capella Hotel Group e KSL Resorts.

NOVO ESTILO
Em entrevista ao Skift, o CEO interino do Jumeirah Group, Marc Dardenne, afirmou que será lançada em 2018 uma nova marca que terá acomodações menores, mas localizadas em áreas-chave, com foco nos alimentos e bebidas. O desejo de lançar essa marca secundária foi impulsionado pela possibilidade de ampliar o alcance em mercados onde já se tem propriedades de luxo com o selo Jumeirah, argumento semelhante a outras empresas que estão apostando também nas suas novas marcas.

Até o momento, Dardenne não atribuiu qualquer classificação em estrelas, mas afirmou que os preços serão mais baixos que o padrão, sem associar ao programa de fidelidade existente, mas que haverá ações de marketing para lembrar que o novo selo é uma empresa do Jumeirah Group.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2ACY48D

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