Marcos Martins   |   07/12/2017 15:59

Empresas de luxo apostam no Marketing Experiencial

Diferentes negócios e estilos de promoção ganham destaque

Divulgação/ The Inn at Swarthmore
Suíte do The Inn at Swarthmore, dentro de universidade nos Estados Unidos
Suíte do The Inn at Swarthmore, dentro de universidade nos Estados Unidos
Com a forte concorrência no mercado digital, as marcas de luxo têm cada vez mais dificuldade para se destacar na infinidade de catálogos e produtos oferecidos virtualmente. E nesse cenário, o boletim Skift New Luxury destacou que várias empresas estão investindo agora no Marketing Experiencial (ou Experiential Marketing), que trata-se de um tipo diferenciado de promoção.

O primeiro ponto citado por especialistas é o investimento na consciência e humanidade. Um exemplo disso foi a ação da marca de conhaques Louis 13, que tem suas bebidas comercializadas a preços que ultrapassam R$ 20 mil. Após convite da empresa, o cantor Pharrell Williams gravou uma música para ser armazenada em um cofre de barro e que será lançada publicamente daqui a 100 anos. O objetivo, segundo os mentores, é chamar atenção para a importância da natureza, e a notícia teve impacto mundial.

HOTEL DE UNIVERSIDADE
Outro fenômeno a se considerar são as unidades localizadas em território próximo a universidades, como a Oberlin College em Ohio, Swarthmore na Pensilvânia e o Rollins College na Flórida, que possuem hotéis butiques próprios das instituições. Além disso, outras entidades acadêmicas menores como o Colby College, no Maine, e Williams College, em Massachusetts, também estão entrando no ramo hoteleiro.

No entanto, a dificuldade apontada é que as universidades ficam apenas com o domínio da propriedade, mas não têm capacidade para desenvolver o negócio e operá-los, correndo o risco financeiro de oferecer diárias em uma área razoavelmente pequena. Mesmo assim a oportunidade de negócio é grande pela possibilidade de combinar também eventos corporativos, acadêmicos e Turismo de Lazer.

CAPACITAÇÃO
É unanimidade que um dos diferenciais da hospedagem de luxo são os serviços oferecidos e, para preparar os funcionários, a empresa Talent Plus oferece uma proposta diferente. Baseada em Lincoln, Nebraska, ela ajuda a analisar atributos psicológicos de potenciais funcionários por meio de testes e entrevistas com base em metodologia científica.

A Talent Plus não se considera uma empresa de recrutamento ou recursos humanos, mas sim uma “organização de investigação psicológica que se desenvolve ferramentas que testam qualidades que predizem o sucesso.” Na lista de "qualidades" consideradas estão a motivação interna, estilo de trabalho, forma de construção de relacionamentos, capacidade de coerção e curiosidade. Entre os clientes de hospitalidade de luxo da empresa estão Aman, Langham Hotels & Resorts, Capella Hotel Group e KSL Resorts.

NOVO ESTILO
Em entrevista ao Skift, o CEO interino do Jumeirah Group, Marc Dardenne, afirmou que será lançada em 2018 uma nova marca que terá acomodações menores, mas localizadas em áreas-chave, com foco nos alimentos e bebidas. O desejo de lançar essa marca secundária foi impulsionado pela possibilidade de ampliar o alcance em mercados onde já se tem propriedades de luxo com o selo Jumeirah, argumento semelhante a outras empresas que estão apostando também nas suas novas marcas.

Até o momento, Dardenne não atribuiu qualquer classificação em estrelas, mas afirmou que os preços serão mais baixos que o padrão, sem associar ao programa de fidelidade existente, mas que haverá ações de marketing para lembrar que o novo selo é uma empresa do Jumeirah Group.


*Fonte: Skift

conteúdo original: http://bit.ly/2ACY48D

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS