Marcos Martins   |   17/01/2018 15:30

Euromonitor lista 10 tendências de consumo para 2018

Relatório indica que consumidores buscarão estilo de vida mais simples


Dreamstime
O ano será marcado por adaptações e estilo de vida simplificado
O ano será marcado por adaptações e estilo de vida simplificado
A Euromonitor International apresentou o Top 10 Global Consumer Trends 2018, relatório com as dez principais tendências de consumo para o ano. Entre elas, destaca-se a Clean Lifers que vem impactando as escolhas dos consumidores que buscam um estilo de vida mais minimalista.

Já o novo termo “Genervacation” indica os consumidores entre 20 e 29 anos que preferem passar suas férias com a família relaxando ao invés de buscar destinos badalados.

Confira:
VIDA CLEAN
Os consumidores estão adotando um estilo de vida “clean” e minimalista, no qual moderação e integridade são palavras chaves. A chama geração straight edge é relevante entre aqueles entre 20 e 29 anos, que tiveram acesso à educação superior e que cresceram em meio a fortes recessões econômicas, terrorismo e turbulências políticas. Essa geração adotou uma visão de mundo mais ampla do que as anteriores.

OS INQUILINOS

Uma nova geração preocupada com a comunidade que prefere o aluguel e as assinaturas está reformulando a economia, fazendo do consumo ostentoso uma coisa do passado. A rejeição dos materiais em prol das experiências e um estilo de vida mais livre, que vem caracterizando os hábitos de compras dos millennials nos últimos anos, é uma tendência que continua a se desenvolver e se espalhar pelo mundo.

ATIVISMO HASHTAG

Seja colocando suas reclamações no Twitter, espalhando mensagens virais pelas redes sociais ou participando de petições on-line, consumidores estão dando voz às suas opiniões na chamada Cultura da Reivindicação. O “ativismo hashtag”, embora não seja tão novo, vem ganhando força à medida que as pessoas tenham acesso a internet e redes sociais.

ESTÁ NO DNA

A crescente curiosidade das pessoas sobre sua composição genética, que os fazem tão especiais, e a busca por personalização dos produtos/serviços de saúde e beleza estão alimentando a demanda por kits de DNA domésticos. Os consumidores vão desde os que “se preocupam com seu bem-estar” até outros que buscam entender suas origens e os fanáticos por nutrição e vida fitnesss.

EMPREENDEDORES ADAPTATIVOS

Os "Empreendedores Adaptativos" estão buscando mais flexibilidade e estão preparados para assumir riscos. Os millennials, particularmente, possuem uma natureza empreendedora, deixando de lado a rotina “das 9h às 18h” e buscando uma carreira que ofereça mais liberdade.

VEJO DO MEU QUARTO

Em 2018, a percepção e realidade se conectam, mesclando imagens digitais com o espaço físico. Consumidores poderão visualizar os produtos antes de comprá-los, seja nas lojas físicas ou pelo e-commerce. A sofisticação dos celulares no ano passado abriu portas para mais funcionalidades, envolvendo a tecnologia de realidade aumentada.

CONSUMIDORES DETETIVES

Com uma maior agitação política em 2017, a crise de confiança dos consumidores está aumentando e gerando maior envolvimento emocional e ações dos consumidores. Eles continuam céticos aos produtos produzidos em massa e às motivações das empresas que produzem esses produtos. Cansados de ouvir retóricas vazias e palavras tranquilizadoras, eles buscam conhecer os detalhes sobre a produção e distribuição dos itens, tornando-se consumidores investigadores.

CO-LIVING
A tendência de co-living floresceu entre os millennials e entre os consumidores acima dos 65 anos. É uma maneira de se viver onde as pessoas dividem uma habitação e compartilham os mesmos interesses e valores. Essa tendência nasceu dos centros urbanos que abraçaram a economia compartilhada como um estilo de vida.

I-DESIGNERS
O desejo de alcançar a verdadeira autenticidade está impulsionando a personalização a um outro nível em 2018, transformando os consumidores em criadores, permitindo que eles participem do processo de design e produção dos produtos.

OS SOBREVIVENTES

Cerca de dez anos após a crise de crédito, que marcou o início da Grande Recessão, a mentalidade frugal dos consumidores permanece inalterada. Apesar das economias terem melhorado, com aumento da renda e queda do desemprego, a disparidade entre o risco e o pobre muito visível. Aqueles que se encontram presos entre os baixos salários/escassos benefícios governamentais e os altos custos de vida continuam lutando para lidar com a austeridade.

Faça o download do estudo completo clicando aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS