Da Redação   |   08/11/2011 17:34

Brasil é destaque em números emissivos da OMT

O Brasil é em nível mundial um dos mercados emissores de turistas que mais crescem, com um aumento de 44% nas despesas em viagens e turismo no Exterior nos oito meses até agosto, superior ao que está a verificar na China, na Rússia, e na Índia, que são outros emissores emergentes disputados

NOTÍCIA DO PRESSTUR, DE PORTUGAL

O Brasil é em nível mundial um dos mercados emissores de turistas que mais crescem, com um aumento de 44% nas despesas em viagens e turismo no Exterior nos oito meses até agosto, superior ao que está a verificar na China, na Rússia, e na Índia, que são outros emissores emergentes fortemente disputados, segundo informação hoje da OMT.

O retrato que a OMT faz dos primeiros oito meses do ano em termos de mercados emissores, baseando-se na despesa que é feita pelos visitantes nos destinos, indica que os “mercados maduros”, como a Alemanha, os EUA, o Canadá e Itália, mantiveram crescimento, mas muito aquém do que se verifica da parte dos residentes nas “economias emergentes” da China, Rússia, Brasil e Índia.

“A despesa em viagens ao estrangeiro continuou a ser muito forte nas economias emergentes”, diz a OMT, que indica aumentos de 44% na despesa dos brasileiros em viagens e turismo no estrangeiro, 33% na despesa dos indianos, 30% na despesa dos chineses e 21% na despesa dos russos.

Em relação aos “mercados maduros”, a OMT indica aumentos de despesa em 6% dos canadianos, em 5% dos norte-americanos e em 4% tanto dos alemães como dos italianos.
A OMT assinala ainda, mas sem indicar variações, aumentos “particularmente fortes” da parte dos mercados escandinavos, da República da Coreia e da Austrália.

Os dados mais recentes do Banco de Portugal, publicados pelo Turismo de Portugal, sobre a despesa realizada no País por turistas estrangeiros indica um aumento médio de 8,1% de janeiro a agosto, para um total de 5,4 bilhões de euros.

Os emissores que mais crescem em percentagem são os EUA, com 21,5%, para 234,08 milhões, Brasil, com +20,1%, para 238,48 milhões, Suíça, com +9,9%, para 128 milhões, França, com +8,9 milhões, para 1,04 bilhões, e Reino Unido, com +8,5%, para 970,9 milhões.

Em valor, os maiores aumentos de despesa de turistas em Portugal são dos franceses, em 85,3 milhões, britânicos, em 75,98 milhões, dos norte-americanos, em 41,4 milhões, dos brasileiros, em 39,9 milhões, e dos espanhóis, em 19,3 milhões.

Os dados mais recentes do Banco Central do Brasil relativos à despesa dos residentes no País em viagens e turismo no estrangeiro são relativos a setembro e indicam um aumento médio de 40% nesses nove meses, para 16 bilhões de dólares.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS