Movida

Diego Verticchio   |   03/01/2014 15:09

Centro do Rio desponta como opção para congressos

Dos 160 eventos realizados na cidade, em 2013, 36 aconteceram na área, gerando 35 milhões de dólares de receita estimada e público de 30 mil participantes, aproximadamente

Segundo o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), o centro da capital fluminense é a segunda região que mais concentra eventos na cidade, perdendo apenas para a Barra da Tijuca. Dos 160 eventos realizados na cidade, em 2013, 36 aconteceram na área, gerando 35 milhões de dólares de receita estimada e público de 30 mil participantes, aproximadamente.

Juntos, os espaços de convenções da região somam capacidade para até 20 mil pessoas. Se destaca, entre eles, o Pier Mauá, o único que pode receber eventos de grande porte, para até 10 mil pessoas. Entre os espaços voltados para iniciativas de médio porte estão o Sul América (até seis mil pessoas), o Lapa 40º (até duas mil pessoas) e o Rio Scenarium (até 880 pessoas), sendo os dois últimos com perfil focado na programação social de congressos e feiras.

Já entre os gargalos, a Zona Sul é a região que mais carece de espaço. De acordo com o presidente da entidade, Alfredo Lopes, em 2013, dos 160 eventos que a cidade recebeu, 70 ocorreram na região.

“Estamos perdendo eventos de grande porte devido à falta de espaço. Hoje, 68% dos hotéis estão na Zona Sul, enquanto o Riocentro fica na Barra da Tijuca. O deslocamento de um lugar para o outro pode levar uma hora e meia”, conta Alfredo Lopes, sugerindo a prefeitura do Rio estudar a viabilidade de locais como os fortes do Leme e do Posto Seis, Marina da Glória e o Centro de Convenções do Hotel Nacional, que pode ser revitalizado independente do hotel.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias