Artur Luiz Andrade   |   12/11/2014 03:07

Phocuswright mapeia viagens on-line na Am. Latina

Especializada em pesquisas e estudos no setor de Tecnologia e Viagens, a Phocuswright, que realize sua conferência anual esta semana, em Los Angeles (EUA), lançou para venda a segunda edição de seu estudo sobre Viagens On-line na América Latina. O Portal PANROTAS traz com exclusividade alguns dados

LOS ANGELES – Especializada em pesquisas e estudos no setor de Tecnologia e Viagens, a Phocuswright, que realize sua conferência anual esta semana, em Los Angeles (EUA), lançou para venda a segunda edição de seu estudo sobre Viagens On-line na América Latina. O Portal PANROTAS traz com exclusividade alguns dados sobre o mercado brasileiro, que, com o mexicano, representam 68% das reservas on-line na região. A previsão da Phocuswright é que, hoje líder, o Brasil seja ultrapassado pelo México nos próximos dez anos.

De acordo com o estudo, o crescimento de compra de viagens na América Latina tem como destaque uma classe média emergente, e apesar da economia de alguns países terem entrada em uma desaceleração, o futuro é de crescimento tanto para os canais on-line quanto para os chamados tradicionais. Em 2016, o número de reservas de viagens na América Latina deve chegar a quase US$ 100 bilhões, um aumento de 23% em três anos.

As reservas de viagens on-line chegarão a US$ 24,4 bilhões, contra US$ 14,1 bilhões em 2012.
O segmento corporativo lidera em vendas, mas em países como o México e a Colômbia, com uma classe média forte e ascendente, o lazer está cada vez mais disponível ao consumidor de viagens. As OTAs, segundo a Phocuswright, continuam crescendo dois dígitos ao ano.

O estudo destaca o crescimento das agências de viagens tradicionais, mas afirma que a questão na região é “quando” e não “se” haverá migração para o mundo on-line. O que vai acelerar ou retardar o movimento são fatores como iniciativas e regulações governamentais, fornecedores dispostos a investir em plataformas inovadoras para os consumidores, intermediários dispostos a competir, adoção dos dispositivos móveis (compra mobile é muito baixa na região e apontada como futuro em todo o mundo), avanços em pagamento e segurança e outras pressões mercadológicas.

Outros destaques da pesquisa para a América Latina:

- Os fornecedores capturaram um share maior do mercado on-line em relação às OTAS, chegando a 59%. Ajudam nesse domínio marcas fortes como Lan, Tam e Avianca.

- Brasil e Chile são os mercados mais competitivos para OTAs. Ambos têm as maiores taxas de penetração on-line da região e os maiores índices de crescimento.

- Na Argentina, a situação política e recentes medidas do governo seguraram o crescimento das vendas on-line. No México, há baixa penetração e uma preferência

O Portal PANROTAS viaja a convite da Phocuswright, Delta Air Lines, Turismo de Los Angeles, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.