Da Redação   |   06/07/2016 15:43

Estação de trem reformada para Rio 2016 é reinaugurada

Após sete meses de reforma, a SuperVia, concessionária do serviço de trens urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro, entregou na manhã de hoje (6) a estação Vila Militar, considerada estratégica para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Após sete meses de reforma, a Super Via, concessionária do serviço de trens urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro, entregou na manhã de hoje (6) a estação Vila Militar, considerada estratégica para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que começam daqui menos de um mês.

A reforma incluiu a construção de novos acessos por meio de rampas (uma ligada à Estrada São Pedro de Alcântara e outra integrada à estação do BRT), recuperação da fachada, ampliação do mezanino e das plataformas, instalação de elevadores e outras melhorias.

A estação atenderá ao público que for assistir às competições realizadas no Estádio de Deodoro, Arena da Juventude, Centro Aquático, Centro Olímpico de Tiro e Centro Olímpico de Hóquei. Essa foi a terceira entrega do pacote de obras olímpicas da SuperVia, que inclui a reforma de outras cinco estações que servirão aos jogos: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro – as três em fase final de reforma – e Ricardo de Albuquerque e Magalhães Bastos, entregues em fevereiro e junho, respectivamente. O valor total do investimento da SuperVia nas obras é de R$ 250 milhões.

O presidente da concessionária, José Carlos Prober, destacou a história da estação e disse que a obra vai melhorar o serviço para os usuários. “[Essa estação] Foi muito importante no início do século 20 para o embarque e desembarque das tropas militares e de materiais bélicos, além dos moradores locais. Hoje, a estação Vila Militar está de cara nova. Ainda mais bonita, com itens de acessibilidade sendo mais uma vez destaque na região, recebendo milhares de passageiros e espectadores durante a Olimpíada e Paralimpíada.”

Prober ressaltou que a reforma possibilitará um aumento significativo da capacidade da estação. “Antes dessa obra, ela suportava apenas 2 mil pessoas, aumentando agora para 23 mil usuários diariamente. É um legado para toda a população que não sofreu em nenhum momento por conta dessa mudança. A estação continuou funcionando normalmente e agora vai operar proporcionando ainda mais conforto e segurança.”

LEGADO OLÍMPICO
O secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, disse que o principal legado da Rio 2016 é a infraestrutura que ficará para a população fluminense. “É claro que essa é uma obra que beneficiará todos aqueles que vierem para os jogos, mas a nossa intenção principal é deixar esse presente para a nossa população. Visamos o bem-estar do nosso povo, e com essa nova estação, totalmente adaptada às questões de acessibilidade, nós conseguiremos”. Na próxima quarta-feira (13), será a vez da estação do Engenho de Dentro, próxima ao estádio Engenhão, ser inaugurada.

A previsão da Super Via é que, durante a Rio 2016, três milhões de usuários utilizem os trens, num total de 1,6 mil viagens. Além das seis estações olímpicas, as estações Central do Brasil, Intermodal Maracanã e Madureira, reformadas e com acessibilidade, também serão fundamentais para o atendimento ao público durante o evento, segundo a concessionária.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 serão realizados entre os dias 5 a 21 de agosto, com mais de 10 mil atletas de 206 países. Em 17 dias de competições, serão disputadas 306 provas com medalhas. Os Jogos Paralímpicos ocorrerão entre os dias 7 a 18 de setembro, trazendo mais de 4 mil atletas de 176 nações. Em 11 dias de disputa, serão realizadas 528 provas com medalhas.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11150 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS