Fernanda Cordeiro   |   07/11/2016 08:45

Projeto convida empresas e funcionários a usarem bicicleta

Projeto paulista é inspirado em um francês que remunerava o ciclista com 0,25 euros por quilômetros percorrido. No fim de seis meses, o aumento foi de 80% no uso da bicicleta.



A bicicleta tem ganhado mais espaço na vida dos brasileiros e cada vez mais é usada como meio de transporte para chegar ao trabalho. Uma pesquisa realizada pela Bike Anjo, no Distrito Federal, com 1,3 mil pessoas mostrou que 62% dos ciclistas usam a bike para ir até o serviço ao menos duas vezes por semana.

Entretanto, os ciclistas ainda enfrentam algumas dificuldades para fazer o trajeto casa-trabalho de bicicleta, já que a maioria das empresas não contam com chuveiros ou vestiários.

Pensando em mudar essa realidade, existe hoje uma série de projetos que incentivam funcionários a trocarem os carros ou transporte público pela magrela. Um deles é o Programa Bike SP, que vai virar lei e oferece certos benefícios para ciclistas e empresas.


Funciona assim: o projeto utiliza o cartão Bilhete Mobilidade para pagar até R$1,91 em créditos por viagem de bicicleta que o cidadão fizer. O valor pago é o mesmo que prefeitura pagaria para as companhias de ônibus em forma de subsídio. Empresas que participarem também serão beneficiadas. A proposta entra em vigor em 1º de janeiro de 2017 e é inspirada em um francês que remunerava o ciclista com 0,25 euros por quilômetro percorrido. Ao final de seis meses, o aumento foi de 80% no uso da bicicleta na cidade.

Para o Instituto Cidade em Movimento (IVM), as empresas que incentivam o transporte em duas rodas mostram mais comprometimento com a sociedade. “Essas organizações se tornam referência para outras companhias. No entanto, a questão cultural ainda é algo contra as bicicletas, e muitas pessoas não se sentem confortáveis em tomar banho e se vestir no trabalho, como também há pouca pressão dos empregados para a instalação de vestiários.”

Além dos benefícios financeiros, ir trabalhar de bicicleta pode ser uma boa saída para quem quer praticar esporte ou qualquer execício e não tem tempo. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego da São Paulo (CET) indicam que 340,5 mil ciclistas passaram pela ciclovia da Faria Lima durante o primeiro semestre de 2016. E você, vai encarar?


*Fonte: Valor Econômico, G1 e Folha de São Paulo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fernanda Cordeiro

Fernanda Cordeiro tem 823 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS