Biaphra Galeno   |   23/11/2012 19:15

Brasil perto de ter uma operadora de turismo adaptado

O turismo voltado para pessoas com deficiência poderá ter um representante de peso no próximo ano com a chegada de uma operadora especializada em viagens para este público. A iniciativa é do proprietário da agência Turismo Adaptado, Ricardo Shimosakai.

GRAMADO – O turismo voltado para pessoas com deficiência poderá ter um representante de peso no próximo ano com a chegada de uma operadora especializada em viagens para este público. A iniciativa é do proprietário da agência Turismo Adaptado, Ricardo Shimosakai (foto).

“Esta operadora é fruto de uma parceria com a Via Mercosul, de Porto Alegre, e o nosso grande desafio será formatar roteiros especializados para a pessoa com deficiência”, disse Shimosakai, militante favorável a que aparelhos turísticos do País ofereçam o mínimo de acessibilidade.

Os primeiros destinos que a operadora pretende trabalhar é Gramado (RS), Socorro (SP), Bonito (MS), Rio de Janeiro e Natal. Shimosakai prevê que o lançamento seja realizado no primeiro semestre de 2013.

FESTURIS
O tema da 24ª edição do Festival do Turismo de Gramado gira em torno da acessibilidade, por influência de Shimosakai, que há quatro anos entra em contato com a organizadora do evento, Marta Rossi. “Ela sempre achou a ideia interessante, porém a grande dificuldade que tínhamos era reunir hotéis e destinos acessíveis para serem expositores. Este ano foi diferente. É a primeira vez que a acessibilidade é tema de uma grande feira”, disse o empresário, que sempre reclamou sobre o espaço dado ao turismo adaptado nos eventos. “No máximo, eu fazia uma palestra para falar sobre o tema.”

Tópicos relacionados