Henrique Santiago   |   03/07/2015 09:00

Crise na Grécia? Empresas estimulam venda para o país

Quem tem acompanhado os noticiários nos últimos dias sabe da situação da Grécia.

Quem tem acompanhado os noticiários nos últimos dias sabe da situação da Grécia. O país vive um cenário crítico financeiro, tecnicamente deu claote nos credores, pode sair da Zona do Euro e os bancos estão fechados. O Portal PANROTAS conversou com executivas de empresas do turismo e elas garantem: mesmo com todas as adversidades, o país está preparado para receber turistas de todo o mundo, inclusive do Brasil, claro.

A diretora da Soft Travel e presidente da Braztoa, Magda Nassar, avisa que o viajante não tem com o que se preocupar. “A situação econômica afeta somente a Grécia. O mercado de turismo não é afetado”, garante. “Em altíssima temporada, dificilmente se consegue reservar quartos”, complementou ela.

Com a recomendação do governo grego para os turistas levarem euro em espécie para o país, a executiva da Soft Travel e Braztoa acredita que não é incômodo para o brasileiro. “O nosso perfil nunca foi de sacar dinheiro nos caixas eletrônicos lá fora”, disse. “Nós já passamos por isso no início dos anos 1990, quando não pudemos sacar o nosso dinheiro nos bancos brasileiros”.

A operadora New Age reportou queda de 30% de vendas para a Grécia no primeiro semestre de 2015 em comparação com o ano anterior, mas a diretora Carla Davidovich atribui o decréscimo a uma razão. “Desde o fim do ano passado, a crise no Brasil é responsável pela ‘falta de interesse’ no destino. Mas é um problema que atinge o mercado como um tudo. Mesmo com o cenário atípico, a empresa aposta cada vez mais no destino, promovendo vendas para o local e, até o momento, não recebeu nenhum cancelamento de clientes.

Para a diretora da Designer Tours, Olga Arima, a economia de um país nunca foi um fator que impediu a ida de brasileiros ao Exterior. “Guerra e epidemia de doenças podem agravar, como Nepal, por exemplo”, atesta. De acordo com ela, o ritmo de vendas não sofreu alteração porque as viagens têm de ser feitas com antecedência. “No verão grego, em plena altíssima temporada, a busca é grande. Com o começo do inverno, tende a cair. Alguns hotéis em ilhas maiores chegam até a fechar no período”, completou.

Com passageiros marcados para embarcar de julho e outubro deste ano, a diretora da Navigare, agente de vendas da companhia marítima grega Celestyal Cruises, Telma Brito, diz que a procura caiu, mas também atribui ao fator Brasil. Contudo, garante que “não houve cancelamentos de nenhum cliente até agora”. Mas ela alerta que o referendo programado para o domingo, no qual a população decidirá se o país aceita ou não as exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI), será um momento para “acompanhar os acontecimentos na Grécia.”

A VISÃO DA GRÉCIA
O jornal grego Kathimerini publicou que o diretor da Associação Helênica das Empresas de Turismo (SETE) disse que os hotéis têm registrado queda de 50 mil por reservas por dia no país. Por sua vez, a capital Atenas tem sido palco de frequentes cancelamentos na hotelaria e as reservas têm sido quase nulas. Ainda, Carla Davidovich se informou com um fornecedor grego sobre a quantas anda o país esta semana e recebeu uma notícia desanimadora. “Nesta semana foi registrada uma queda de 50% de turistas da América Latina”, disse.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS