Rodrigo Vieira   |   30/10/2017 10:47

Passaporte Braztoa pode estar com os dias contados

Programa de fidelidade e pontuação criado em 2015 pela principal associação dos operadores de viagens do Brasil está em xeque, entre outros motivos, pela falta de engajamento dos próprios operadores.


Magda Nassar, presidente da Braztoa, e Benício Filho, empresário da área de tecnologia, palestrante e parceiro Braztoa
Magda Nassar, presidente da Braztoa, e Benício Filho, empresário da área de tecnologia, palestrante e parceiro Braztoa
O Passaporte Braztoa pode ser descontinuado em 2018. O programa de fidelidade e pontuação criado em 2015 pela principal associação dos operadores de viagens do Brasil está em xeque, entre outros motivos, pela falta de engajamento dos próprios operadores.

Durante a Convenção Braztoa 2017, em Foz do Iguaçu (PR), a presidente da entidade, Magda Nassar, lamenta que a quarta edição, para 2018, ainda esteja sendo estudada. "Falta divulgação, falta envolvimento de maneira geral do operador com o prêmio, que muitas vezes não se lembra de realizar a simples tarefa de contabilizar a venda do agente de viagens pela sua empresa. A continuidade depende de maior engajamento do associado, pois do jeito que está, pode não valer a pena", afirma a líder da Braztoa, reconhecendo que o assunto divide as opiniões no escritório da associação. "Uma parte quer, a outra não quer. O programa foi muito bem sucedido, porém 'mais para o lado de lá do que de cá'."

Quase quatro mil agências estão hoje cadastradas no programa. De março a setembro deste ano, mais de 5,1 mil vendas foram registradas, das quais 4.630 aprovadas, somando mais de R$ 28 milhões. Cerca de 630 treinamentos foram realizados, fora os 410 testes feitos.

As três edições do Passaporte Braztoa foram vencidas com folga pela mesma agência de viagens, a Mar-tha Rio, do Rio de Janeiro. Christiana Chao, tricampeã, fez duas voltas ao mundo e, na última edição, ganhou R$ 30 mil em crédito nas associadas. Além dela, cinco agências levaram prêmios secundários, como viagens e circuitos terrestres. A continuidade do programa depende, então, de maior participação dos próprios operadores. Caso contrário, será uma das baixas da Braztoa para 2018.

Apesar da possibilidade de extinção do Passaporte, a Convenção Braztoa 2017 trouxe um balanço positivo dos eventos do ano. A associação vê como muito bem-sucedida a realização dos Encontros Comerciais, cuja edição do Rio de Janeiro terá de ser triplicada em 2018, os Experiência Braztoa, que lotaram os auditórios nos quatro destinos em que passaram, e, talvez mais importante de todos, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, responsável por fazer da entidade uma referência internacional em Turismo sustentável, inclusive sendo reconhecido pela OMT.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Braztoa

Tópicos relacionados