Janize Colaço   |   23/02/2017 18:56

Disney criará sala que carrega baterias pelo ar; entenda

Funcionários do Departamento Científico e Tecnológico da Disney Research anunciaram a construção de uma sala que permitirá que dispositivos sem fio sejam recarregados sem a necessidade de fios - semelhantemente ao acesso a internet pelo Wi-Fi.

Getty Images

Eliminar a necessidade dos fios é uma tendência atual e que deve se estender no futuro. Recarregar a bateria de um celular, por exemplo, poderá ser feito apenas por estar dentro de um ambiente cuja energia é transmitida por ressonância magnética. Não acredita? Pois saiba que o Departamento Científico e Tecnológico da Disney Research anunciou a construção de uma sala que permitirá que dispositivos sejam recarregados sem a necessidade de fios - semelhantemente ao acesso a internet pelo wi-fi.

De acordo com o CNet.com, a sala de protótipos da Disney fornecerá energia wireless a dispositivos móveis a partir de campos magnéticos. "Este novo método permitirá que a energia elétrica se torne tão ubíqua quanto o wi-fi", afirmou o pesquisador-chefe da Disney Research, Alanson Sample. Segundo ele, com a inovação, "será possível permitir novas aplicações para robôs e pequenos dispositivos móveis - o que eliminará a necessidade de substituir baterias e fios para recarregas e energia".

A ideia, inicialmente, é a de que todos os parques da Disney sejam equipados com essa tecnologia - ainda que a nova sala para recarga seja intrigante para os visitantes. Uma vez que a nova tecnologia seja aperfeiçoada e efetivamente lançado ao público, a expectativa será de que aeroportos, estações de trem e metros, entre outras áreas públicas, também façam uso dela.

Confira a seguir o vídeo do experimento:

COMO VAI FUNCIONAR
Nos últimos anos, os avanços tecnológicos permitiram que os usuários de dispositivos móveis simplesmente colocassem seus telefones em um tipo de carregador, mas que eliminava a necessidade de cabos de alimentação. Agora, com o novo projeto do departamento, as pessoas poderão recarregar as baterias sem se dar ao trabalho de tirar o celular do bolso.

A ressalva, porém, é que o ambiente deverá ser projetado e construído com alumínio - principalmente para garantir a transmissão consistente de energia. Além das paredes, teto e chão, um poste de cobre deverá ser centrado na sala, juntamente com capacitadores para separar as partículas magnéticas das elétricas.


*Fonte: CNet

conteúdo original: http://cnet.co/2m6KXYR

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS