Brunna Castro   |   24/11/2016 15:30

Consumo de viagens diminui 11 p.p. em sites brasileiros

As vendas de produtos relacionados a viagens e transporte foram impactadas em canais on-line neste ano. A categoria representa em 2016 um valor de 35% das compras online – uma queda de 11% em comparação com o resultado obtido em 2015, que foi de 46%. Os dados foram divulgados ho

As vendas de produtos relacionados a viagens e transporte tiveram queda nos canais on-line nacionais neste ano. A categoria representa em 2016 um valor de 35% das compras on-line – uma diminuição de 11 pontos percentuais em comparação com o resultado obtido em 2015, que foi de 46%. Os dados foram divulgados hoje na terceira edição de uma pesquisa realizada pelo Paypal em parceria com o Ipsos que analisa o perfil do consumidor on-line no Brasil e em outros 31 países.
Vasile Cotovanu/Flickr

O número de brasileiros que realizam compras na categoria Viagens e Transporte pela internet em canais estrangeiros também caiu em 2016. As vendas do segmento representaram uma fatia de 20% do consumo on-line cross-border este ano. Em 2015, a fatia era de 24%.

Todos os setores de consumo apresentaram queda no período analisado pelo Paypal nos sites nacionais. Eletrodomésticos, utensílios domésticos e móveis foram de 49% em 2015 para 38% este ano. Entradas para eventos como cinema e teatro, por sua vez, teve sua participação reduzida de 44% no ano passado para 27% na versão atual do estudo.

Divulgação
Renato Pelissaro, diretor de Marketing do Paypal para a América Latina
Renato Pelissaro, diretor de Marketing do Paypal para a América Latina
CENÁRIO ECONÔMICO
O resultado negativo obtido por Viagens e Transporte se deu por conta do câmbio e da insegurança dos consumidores por conta do cenário econômico do País, na análise do diretor de Marketing do PayPal para a América Latina, Renato Pelissaro. Nesse sentido, ele destaca o aumento do consumo de viagens domésticas no País, como uma alternativa ao mercado internacional.

Além disso, o estudo destacou que o "número de compradores por meio de redes sociais já equivale à metade dos que o fazem por meio de aplicativos mobile", segundo Pelissaro.

O diretor também ressalta a concentração da China como destino das transações cross-border dos brasileiros, "provavelmente relacionado ao perfil de produtos de preço mais baixo – que, por sua vez, se conecta com a situação de menor renda da população por causa da crise econômica".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Brunna Castro

Brunna Castro tem 1010 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS