Renato Machado   |   11/11/2016 15:10

Sita: Brasileiro utilizou mais tecnologia nos voos em 2016

Anualmente a Sita, empresa especializada em Tecnologia da Informação para o mercado de aviação, publica pesquisas sobre tendências comportamentais de passageiros. Na versão 2016 do estudo, a companhia analisou o perfil do viajante brasileiro e constatou que,


Anualmente a Sita, empresa especializada em Tecnologia da Informação para o mercado de aviação, publica pesquisas sobre tendências comportamentais de passageiros. Na versão 2016 do estudo, a companhia analisou o perfil do viajante brasileiro e constatou que, em geral, ele está mais contente com sua experiência durante a viagem.

Em 2015, 72% dos ouvidos diziam estar felizes com o ato de viajar. Na edição deste ano, a porcentagem subiu para 81%. “As companhias aéreas e os aeroportos em todo o Brasil têm investido em tecnologia para ajudar a gerenciar um número crescente de passageiros e, ao mesmo tempo, melhorar a viagem”, afirma o vice-presidente da Sita no Brasil, Elbson Quadros.

Com 96% dos passageiros conectados a pelos menos um smartphone (ligeiramente acima dos 95% que marcam a média global) e com uma pontuação de 6,9 para o uso de serviços on-line e móveis na vida diária (nota considerada alta em ranking que vai até dez), o acesso a tecnologias durante a viagem é importante para o brasileiro.

A projeção é de que, nos próximos anos, haja um aumento na utilização de celulares em momentos cruciais, como reserva (de 11% para 21%), check-in (de 14% para 28%) e emissão de cartões de embarque (de 16% para 32%). Para Quadros, “os benefícios são claros – os passageiros são mais felizes à medida que mais e mais usam tecnologias de autosserviço ao longo da jornada”.

No gráfico abaixo, a Sita destrincha em que serviços, em qual plataforma e a porcentagem de passageiros que utilizaram tecnologias durante a viagem. Compra (94%), embarque (74%), check-in (59%) e tempo de espera (55%) foram os únicos temas a figura acima dos 50%.

Durante o tempo de espera, 90% dos entrevistados disseram que escutam música e apenas 59% utilizam este momento para trabalhar. A bordo, a música novamente é atividade mais valorizada (89%), enquanto assistir filmes é a preferência para somente 74% dos ouvidos.


A pesquisa global ouviu mais de nove mil passageiros de 19 países nas Américas, Ásia, África, Europa e Oriente Médio. Para o estudo do mercado brasileiro, a Sita utilizou dados de oito aeroportos internacionais que, juntos, gerenciam 63% de todo o tráfego de passageiros do País.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renato Machado

Renato Machado tem 1403 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS