Janize Colaço   |   21/12/2016 13:37

Mais de 100 mil paulistas fizeram intercâmbio em 2015

De 220 mil estudantes que saíram do País para fazer intercâmbio, em 2015, quase a metade tinha por origem o Estado de São Paulo. De acordo com o levantamento encomendado pela Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), mais de 100 mil estudantes eram

De 220 mil estudantes que saíram do País para fazer intercâmbio, em 2015, quase a metade tinha por origem o Estado de São Paulo. De acordo com o levantamento encomendado pela Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta), mais de 100 mil estudantes eram paulistas, sendo que 29,6% tinham eram oriundos da capital.

Segundo associação, a explicação para o elevado percentual de viagens de paulistas se deve ao fato de 30% do total das agências com o Selo Belta, logomarca criada para certificar e promover as agências de intercâmbio associadas à entidade, estarem concentradas em São Paulo. Atualmente, as agências especializadas com Selo Belta representam 75% do mercado nacional de educação internacional.

Na segunda e terceira colocação estão o Rio de Janeiro, origem de 16,3% dos intercambistas, e Minas Gerais, representando 10,3% dos estudantes.

PERFIL DO INTERCAMBISTA
Ainda segundo o levantamento, jovens de 18 a 30 anos são os que mais fazem intercâmbio – seja para graduação ou pós-graduação. Aproximadamente 49% desses estudantes têm como fonte para a viagem o investimento feito em poupança, e em segundo lugar, com 40,6%, a família.

No ranking dos dez destinos mais procurados pelos estudantes brasileiros estão: Canadá, Estados Unidos, Austrália, Irlanda, Reino Unido, Nova Zelândia, Malta, África do Sul, França e Espanha.

Os dados mostram também que os cursos de idioma são os principais produtos comercializados pelas agências de intercâmbio. Os programas de ensino médio (high school), curso de férias para jovens e de idioma com trabalho temporário completam a lista dos principais motivos.

TIPOS DE INTERCÂMBIO
A pesquisa ainda demonstrou que, preocupados com a carreira e em busca de um aperfeiçoamento profissional, os jovens partem ao exterior para fazer cursos de idioma (com ou sem trabalho temporário), pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), pós-graduação (MBA ou Master), graduação e cursos profissionalizantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS