Brunna Castro   |   06/09/2017 10:04

Experiência e premiunização: megatendências de consumo

Até 2030, oito grandes tendências irão impactar o mercado de bens e consumo no mundo, de acordo com a Euromonitor International.

Pixabay
Até 2030, oito grandes tendências irão impactar o mercado de bens e consumo no mundo, de acordo com a Euromonitor International. A empresa de pesquisa apresentou, em estudo recente, quais mudanças de longo prazo no hábito ou na atitude dos consumidores merecem atenção dos diversos setores econômicos, sendo algumas delas relacionadas mais diretamente ao mercado do Turismo. As chamadas "megatendências" são: retração da classe média; mais experiências; mudanças nas fronteiras dos mercados; premiunização; vida mais ética; reinvenção das compras; vida mais saudável; e, por fim, consumidores conectados.

Veja os principais destaques:

RETRAÇÃO DA CLASSE MÉDIA
De acordo com o estudo, tal tendência destaca a disputa da classe média em mercados desenvolvidos para manter sua posição econômica – conquistada e até então desfrutada antes da crise financeira global. Dessa forma, o consumidor de tal classe social "comemora quão pouco algo custa ao mesmo tempo que visa reduzir o desperdício", segundo a diretora de Economies and Consumers da Euromonitor, Sarah Boumphrey, uma das responsáveis pelo estudo.

MUDANÇA NAS FRONTEIRAS DOS MERCADOS
A Euromonitor também chama a atenção, no estudo, para o fato de que novos mercados estão sendo trazidos para o "centro das atenções" do mundo, uma vez que determinadas regiões já alcançaram seu potencial máximo. “A China é um bom exemplo. À medida que a saturação do mercado e a concorrência se intensificam nas principais cidades do país, as empresas buscam mercado em cidades de porte médio, mas com rápido crescimento. O aumento do investimento privado, o aumento da renda, melhor infraestrutura e acesso à internet de alta velocidade são alguns fatores atrativos nas cidades de porte médio na China", explica a head de Client Innovation, Zandi Brehmer, também responsável pela pesquisa.

MAIS EXPERIÊNCIAS
Assunto já abordado em diversos estudos em relação às tendências para o mercado turístico, a busca por experiências em detrimento da posse de bens também foi destacada pela Euromonitor. Nesse sentido, a expectativa é de que, até 2030, os gastos com serviços continuem crescendo em um ritmo mais acelerado que os de bens duráveis.

PREMIUNIZAÇÃO
A tendência de premiunização diz respeito a prioridades, segundo o estudo. Uma vez que as opções de produtos com preços que atendem a diferentes perfis de gastos são cada vez maiores, os consumidores podem agora gastar mais naquilo que significa mais para eles – e, ao mesmo tempo, acabam reduzindo os gastos com aqueles item menos significantes.

REINVENÇÃO DAS COMPRAS
Com as mudanças econômicas e, principalmente, tecnológicas, a forma de consumir bens e serviços está "em fluxo contínuo", conforme aponta a Euromonitor. Mudanças nos valores e o acesso à internet elevaram o nível de competitividade no mercado e, dessa forma, os consumidores realizam compras através de diversos canais. Assim sendo, as empresas precisam estar mais preparadas para engajar o cliente "a qualquer momento e em qualquer lugar".

Tópicos relacionados