Nícolas Borges   |   08/12/2000 13:22

Fontana diversificou negócios da família

Fontana diversificou negocios da familia Com a morte de Omar Fontana, ocorrida nesta madrugada, a aviacao comercial brasileira perde um gran

Com a morte de Omar Fontana, ocorrida nesta madrugada, a aviação comercial brasileira perde um grande empreendedor. Filho do fundador dos frigoríficos Sadia, Attilio Fontana, Omar, ao invés de simplesmente assumir os negócios da família, resolveu correr riscos e buscar suas metas. Uma delas era ser pianista profissional, o que não conseguiu, e a outra era ser piloto de avião. Esta ele não apenas atingiu como foi além: criou sua própria empresa áerea.


O primeiro vôo, com um DC-3, foi em 16 de março de 1956, quando a empresa se chamava Sadia Transportes Aéreos - nome que foi mantido até 1972, quando a companhia foi rebatizada de Transbrasil. A rota pioneira foi Florianópolis-São Paulo, com escalas em Videira e Joaçaba, ambas em Santa Catarina. Nesse momento, a Sadia contava com dois DC-3 e um Curtiss C-46.


Antes disso, Omar, que era co-piloto da Panair do Brasil, voava desde junho de 1953 com um DC-3 que seu pai havia alugado da Panair para transportar carne fresca do frigorífico em Concórdia (SC) para São Paulo, nos finais de semana. Em fevereiro do ano seguinte, o avião (um DC-3, é claro) já era próprio e a idéia de montar uma companhia aérea já surgia forte. E o que acabou acontecendo oficialmente em 5 de janeiro de 1955.


Em 1957, um ano depois do início da operação regular, a Sadia já operava em quatro cidades catarinenses (Chapecó, Concórdia, Florianópolis e Videira), cinco paranaenses (Cascavel, Cianorte, Londrina, Toledo e Umuarama), três paulistas (Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo), além de Uberlândia (MG), Goiânia (GO) e da futura capital federal, Brasília, que ainda estava em obras.


Nos anos 70, já como Transbrasil, a empresa inovou no País, sendo a única com uma frota de aviões coloridos, como a norte-americana Braniff, já extinta. Essas e outras passagens já fazem parte da história da aviação brasileira. Omar Fontana será velado nesta tarde e o enterro será amanhã, às 10h, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Nícolas Borges

Nícolas Borges tem 38 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS