David Ricardo   |   25/10/2001 14:29

Caio Luiz de Carvalho lamenta falência, torce por pool e aconselha consumidores

Caio Luiz de Carvalho lamenta falencia, torce por pool e aconselha consumidores O presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho, acaba de c

O presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho, acaba de conceder entrevista telefônica ao Plantão de Notícias sobre o anúncio de falência da Soletur.

"Lamento muito o fato, trata-se de uma grande operadora, mas o mercado vai absorver o golpe e se acertar. Estamos em contato direto com o presidente da Abav, operadoras e companhias aéreas, como a Tam e a Varig, para minimizar o impacto e não deixar os consumidores desamparados", disse. "Temos a esperança de fazer um pool com todos aqueles que possam ajudar, como já aconteceu no passado com o caso da Americatur e de outras operadoras, para que os compromissos da Soletur possam ser honrados", completou.

Segundo Caio Luiz de Carvalho, de janeiro de 2001 a março de 2002, a Soletur embarcaria 250 mil passageiros, mas os problemas com a falência atingiriam diretamente entre 6 e 7 mil passageiros, sendo que, deste total, apenas 15% já teriam feito o pagamento integral dos pacotes.

Ele aconselhou os consumidores que ainda não fizeram pagamentos a sustarem cheques e cancelarem parcelas do cartão de crédito. Quanto a aqueles que já efetuaram pagamentos, ele os aconselhou a procurarem os órgãos de defesa, como o Procon, além dos escritórios da Embratur, para que se possa dimensionar o problema, além de lavrarem boletins de ocorrência, para que tenham seus direitos garantidos.

O presidente da Embratur disse ainda não temer um efeito em cascata no mercado e lembrou que 50% das vendas da Soletur eram de pacotes internacionais. Entre os motivos que teriam levado a operadora a pedir a auto-falência, estariam as quedas nas vendas com os problemas cambiais, agravadas pelos atentados terroristas nos EUA.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.