Grupo de estudos encerra trabalhos para criação de nova entidade do turismo paulista
Grupo de estudos encerra trabalhos para criacao de nova entidade do turismo paulista Em entrevista exclusiva concedida hoje ao Plantao de No
A secretaria de Turismo continuou seus trabalhos normalmente, sob a gestão do secretário Altenfelder, durante o último mês, e segue com suas atividades até que se defina a forma de participação governamental no setor. O grupo de estudos formado para a criação de uma entidade de fomento ao turismo encerrou os trabalhos recentemente.
Ficaram definidas algumas propostas de estrutura do órgão de e ações que serão apresentadas ao governador Geraldo Alckmin, até o final do mês. O mais provável é que seja adotado um modelo de Fundação de Direito Privado, com a participação do Estado sendo progressivamente reduzida com o passar do tempo. Ele pode ser vinculado tanto à secretaria de Turismo como à de Desenvolvimento Econômico. O Estado passaria, então, a atuar apenas como regulador, fiscalizador e normatizador da atividade turística, deixando as demais funções para a Fundação.
Depois da apreciação do governador, um projeto de Lei deve ser encaminhado à Assembléia, em regime de urgência, para a criação do órgão. Um problema, entretanto, deve ser o recesso parlamentar, o que pode atrasar processo.
Segundo o secretário, a transição da secretaria foi bastante tranqüila e, com a manutenção do planejamento pré-estabelecido e do pessoal, as atividades desenvolveram-se normalmente. As reuniões do grupo de trabalho foram produtivas, havendo um bom entendimento entre a administração e a iniciativa privada, o que demonstraria a maturidade do setor. Altenfelder disse ainda que o turismo é visto como prioridade pelo governador Alckmin, e que deverá ter o mesmo tratamento das áreas de Indústria, Comércio e Agricultura.