David Ricardo   |   07/11/2001 16:00

Outra companhia aérea falida, a belga Sabena

Outra companhia aerea falida, a belga Sabena Apos ter suspendido as operacoes no dia de ontem, a companhia aerea belga Sabena entrou hoje c

Após ter suspendido as operações no dia de ontem, a companhia aérea belga Sabena entrou hoje com pedido de falência na corte comercial de Bruxelas. O órgão já se pronunciou, acatando o pedido, e ainda deve indicar um administrador para o processo de liquidação. A falência diz respeito à companhia, que emprega 7,5 mil funcionários e opera 49 aeronaves, mas não suas subsidiárias (Sobelair, Sabena Technics, SSES, DAT, BFSC, Atraxis Belgian e Sabena Hotels).

O último vôo da companhia, SN690, feito nesta manhã, partiu de Benin (Congo) e aterrissou em Bruxelas, com 266 passageiros. A Sabena, de 78 anos de existência, orientou os trabalhadores não comparecerem a seus postos hoje. Uma página no site da empresa (www.sabena.com) foi posta no ar para esclarecer passageiros e público em geral.

O governo do país, que detém 50,5% da companhia, estuda minorar os efeitos da quebra através da criação de uma nova viação regional a partir da subsidiária Delta Air Transport (DAT). Esta iniciativa, entretanto, depende de parcerias com a iniciativa privada. Se bem sucedida, metade dos postos de trabalho podem ainda ser salvos.

A situação da Sabena agravou-se após o recente pedido de concordata da Swissair, que detinha parte das ações da empresa e cessou todos os investimentos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.